O Exemplo de Jesus Cristo

Jesus Cristo
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Essência: comece hoje a apresentar ao mundo quem você é!

O texto abaixo foi escrito com base no sétimo e último capítulo do livro “Deixe-me apresentar você! – Descubra sua verdadeira identidade“, de Talitha Pereira, e nos mostra o nosso príncipe amado Jesus Cristo, o exemplo de vida que Deus nos enviou: a Sua apresentação ao mundo e os impactos do Seu sim para os planos do Pai. Essa história pode nos incentivar a encontrar o caminho que o Senhor tem para cada um de nós, nos apresentando ao mundo como servos do Senhor, brilhando na nossa função, com a ajuda do Espírito de Deus.

Jesus Cristo, o Filho Mais Amado

Hoje vamos começar com o que diz João 1, 1-3: “No princípio era aquele que é a Palavra (ou Verbo). Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito”. Jesus Cristo era o verbo, Ele já existia, ao lado de Deus, desde antes da criação do mundo. Ele foi o primogênito sobre toda a criação e participou de toda a criação. E Jesus já estava lá, no paraíso, ao lado do Pai, quando Deus designou para Ele uma missão especial de resgatar a humanidade que se afastara de Deus. Jesus poderia ter ficado de boa lá no paraíso, mas não foi isso o que Ele fez. Ele cumpriu sua missão com louvor e retornou à casa do Pai, após a ressurreição. Esse foi um resumo da grandiosidade de Jesus Cristo… mas vamos olhar as coisas com mais detalhes…

Jesus Cristo, descendente de Davi e filho de Deus

Segundo os Evangelhos de Mateus e de Lucas, José, descendente de Davi, e Maria, sua esposa, moravam em Nazaré, na Galileia. Quando estava próximo de Maria dar à luz, o imperador da época ordenou que fosse feito um censo e, como o registro de José era em Belém, a viagem se fez necessária. Jesus então nasceu na cidade de Belém, na província romana da Judeia. Posteriormente ao seu nascimento, a família retornou para Nazaré, onde Jesus cresceu e se fortaleceu, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Com apenas 12 anos de idade, Jesus foi encontrado ensinando os sábios no templo, como diz Lucas 2:42–52. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e as suas respostas. Jesus tornou-se o maior mestre que já viveu. Ele costumava usar parábolas, ou histórias, para ensinar lições importantes. Essas parábolas eram sobre pessoas e situações comuns, de forma que eram facilmente compreendidas. Hoje, Suas histórias ainda tocam nosso coração e nos motivam a segui-Lo e a servir outras pessoas.

Jesus Cristo enfim se apresenta

Então, Jesus se apresentou ao mundo! Mas Ele mesmo achava que não estava pronto. Isso é surpreendente, não é? Jesus achava que não estava pronto! Mas Maria, a mãe de Jesus, sabia o potencial e a missão de seu filho e o encorajou a se revelar para o mundo, dando início à maior entrega, à maior prova de amor de todos os tempos! E que jamais poderá ser superada a não ser pelo próprio Jesus, a pedido do Pai. Essa revelação é contada em João 2, 1-11 onde está escrito: Maria, Jesus e seus discípulos estavam em um casamento, em Caná da Galiléia. O vinho acabou e Maria informou o fato a Jesus, como quem estava perguntando: Você não vai fazer nada a respeito? E Jesus disse: A minha hora ainda não chegou. Nesse momento, Jesus sabia o poder que tinha, mas achou que ainda não poderia mostrar sua identidade. Veja bem, se Jesus teve receio ou dúvida em se apresentar, imagine o quão difícil é para nós?! Mas a mãe Maria não discutiu com Ele e deu um salto de fé, dizendo aos serviçais para fazerem tudo o que Jesus mandasse. Ela sabia que era uma grande oportunidade para Jesus mostrar a que veio ao mundo. Não se tratava somente de resolver um problema de falta de vinho, de atender a uma necessidade concreta, mas sim, de ajudar as pessoas a conhecerem melhor quem é Jesus e se posicionarem diante dele. Então Jesus fez o seu primeiro milagre, transformando a água em vinho, revelando assim a Sua Glória, e os seus discípulos creram Nele.

A mim, ficou parecendo que o próprio Jesus precisou de um empurrãozinho para se apresentar! Será? Já pensaram nisso? Isso nos mostra que tudo bem nós também ficarmos com receio, com medo, com dúvidas de quando e como será o momento de nos apresentarmos ao mundo como servos do Senhor, de fazermos as coisas a que somos destinados pelo plano do Pai. Prontos não estaremos nunca, como já vimos com Moisés e Jeremias. O que importa é que façamos o que temos de fazer, que ouçamos o nosso chamado e o coloquemos em prática! E como podemos saber qual é o nosso chamado, o que Deus quer que nós façamos? Perguntando a Ele, o nosso Pai e criador. Pergunte através de oração, faça jejum para se aproximar Dele e ouvir a sua voz. Deus nos fala de várias maneiras… através de sonhos, intuições, desejos, até mesmo através de outras pessoas. Gosto de pensar que Maria pediu a Jesus para fazer o primeiro milagre não porque era o desejo dela, mas sim porque ela ouviu o desejo de Deus.

Jesus começou a mostrar quem ele é: não somente o carpinteiro de Nazaré, mas uma pessoa que comunica vida e alegria, o Filho de Deus. A Glória para Jesus não é o poder e a fama mundanos, mas a capacidade de realizar o bem e tornar Deus conhecido e amado.

Jesus Cristo, despido da Sua divindade, brilha na função que Deus separou para Ele

Mateus 4, 23-25 nos fala que Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria e levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, loucos e paralíticos. E Jesus os curava. Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão.

Durante a sua caminhada, em direção à conclusão dos planos de Deus para ele, Jesus passou por muitas provações: foi rejeitado na terra onde cresceu, injustiçado, desprezado e odiado por muitos, mas também foi amado e seguido por milhares. E Deus sempre esteve com Ele, claro! Foi tentado pelo maligno, no tempo que esteve no deserto. Na verdade, o Espírito de Deus o levou ao deserto para essa finalidade. Jesus poderia ter cedido às tentações e desistido de cumprir o plano de Deus para a humanidade, mas Ele se manteve fiel e resistiu a todas as investidas do diabo.

Aqui podemos aprender mais uma lição valiosa: se Jesus, o filho unigênito, com toda a sua sabedoria, autoridade e poder foi tentado, é claro que nós também somos! A todo o momento ainda por cima! Mas Cristo veio nos ensinar que é possível vencer as tentações! Ele usou as Escrituras Sagradas, a Palavra para responder a cada investida maligna e é o que devemos fazer também! Devemos conhecer a Palavra de Deus para saber responder às tentações e vencê-las!

No jardim do Getsêmani, Jesus sentiu o peso de todos os pecados e de todas as dores conhecidos pela humanidade. Ele sofreu por cada pessoa que já viveu, sangrando por todos os poros de Seu corpo (Lucas 22:44). Ele foi preso, cuspido, açoitado e crucificado na cruz. Mesmo tendo sido morto por seu próprio povo, Ele clamou a Deus para que tivesse misericórdia deles (Lucas 23:34).

João 3, 16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Ao vir à Terra, a missão de Jesus era nos salvar de nossos pecados. Ele estava disposto a sofrer e a se sacrificar para pagar o preço de nossos erros, a fim de que pudéssemos nos arrepender e ser perdoados. Com a morte de Jesus na cruz, toda a humanidade pôde ter novamente a chance de habitar o paraíso ao lado Dele.

O exemplo perfeito, o caminho para chegar a Deus

Para finalizar, devemos lembrar que Jesus é também o exemplo perfeito de amor. Em sua vida na Terra, Ele cuidou dos pobres, curou os doentes, recebeu as crianças e até perdoou aqueles que O crucificaram (Lucas 23:34). Seu amor é infinito e está disponível a todos os que necessitam dele. A vida perfeita de Jesus nos mostra o caminho de volta ao Pai Celestial.

Convido vocês a seguir o exemplo de Jesus Cristo. Deus o enviou para nos ensinar sobre Ele, mas também para servir de exemplo. Deus quer que nos tornemos semelhantes a Cristo. Semelhante no modo de falar, de pensar, de agir… Vamos então tomar coragem e nos apresentar ao mundo! Vamos clamar a Deus para nos mostrar o caminho que Ele quer para nós e abrir somente as portas que nos levarão a esse caminho! Vamos clamar para que Ele nos encha com o Seu Espírito e que o nosso coração transborde de amor pelo próximo! Jesus  é o nosso exemplo! Vamos seguir esse modelo divino, gente!

Pai celestial, Deus todo poderoso, te agradeço pela oportunidade de estudarmos a Sua Palavra. Use, Pai, cada uma das pessoas que lêem este texto como um canal de bênção na vida de outras pessoas, principalmente aquelas que as rodeiam. Nós somos para sempre gratos pelo Seu amor derramado por nós, através de Seu filho Jesus, o príncipe celestial. Obrigada por não desistir de nós, mesmo olhando tudo de errado que fazemos… Nos perdoe Pai. Nos perdoe, Jesus, porque muitas vezes ignoramos o seu sacrifício por nós. Muito obrigada Jesus amado, por ter dito sim ao plano do Pai para salvar a humanidade tão pecadora. Nada do que fizermos poderá nos fazer merecedores do Seu sacrifício por nós. Obrigada por nos livrar da prisão da lei e nos dar a graaaaande chance de sermos salvos através da fé em Deus Pai e em Cristo Jesus. Obrigada, obrigada e obrigada. Amém!


Áudio e texto: Ana Carolina de Assis Alves. Muitos dos textos aqui publicados são autorais, mas outros são feitos com base em textos de escritores como Joyce Meyer, Daniel Conegero (Estilo Adoração) e outros.


No próximo artigo falaremos sobre Gênesis e se a História da Criação é de fato real. Ela aconteceu mesmo, como descrito na Bíblia?

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *