Moisés
|

A Identidade de Moisés

Identidade: Comece Hoje a se Conhecer

O texto abaixo foi escrito com base no primeiro capítulo do livro “Deixe-me apresentar você! – Descubra sua verdadeira identidade”, de Talitha Pereira, e nos mostra como Moisés assumiu a sua identidade e as consequências disso para o povo de Israel. Essa história pode nos incentivar a assumir a nossa identidade perante Deus e viver o extraordinário, como diz o pastor Cláudio Duarte.

Contexto Social à Época do Nascimento de Moisés

Antes de falarmos sobre Moisés, vamos fazer um breve apanhado das condições do meio em que ele nasceu:

Os israelitas passaram por um período de escassez de alimentos, quando ainda estavam em Canaã (atual Palestina). Nessa época, José, filho de Jacó, fora vendido como escravo pelos próprios irmãos e acabou se tornando governador do Egito. Por sua forte ligação com Deus, conseguiu armazenar tanto alimento, que livrou os egípcios da fome. Então povos de vários lugares começaram a migrar para o Egito, em busca de alimentos. Jacó e sua família foram também e foram muito bem recebidos por José e pelo faraó, ali se estabelecendo. Após a morte de José e do faraó da época, os israelitas perderam seus privilégios e foram escravizados. A certa altura, eles se tornaram tão numerosos que o faraó mandou jogar todos os meninos hebreus no rio.

A família de Moisés, recém-nascido, o escondeu por alguns meses e, quando não podiam mais fazê-lo, sua mãe o colocou em um cesto, deixando-o à margem do rio. A princesa egípcia o encontrou e Miriã, a irmã de Moisés, que observava tudo de longe, ofereceu à princesa encontrar uma ama de leite para criar o menino. Essa ama era a própria mãe de Moisés! Quando o menino cresceu, foi entregue à princesa e passou a viver no palácio, segundo os costumes e sabedoria dos egípcios.

O Chamado para Moisés Assumir Sua Identidade

Já adulto, ao defender um israelita, Moisés acabou matando um egípcio e fugiu para o deserto, onde conheceu Jetro e se casou com uma de suas filhas, Zípora. Enquanto estava sendo pastor das ovelhas de Jetro, Deus se revelou para Moisés e o convocou a retornar para o Egito e liderar a libertação do povo de Israel.

Moisés tentou arrumar desculpas para não atender ao chamado: primeiro, ele relutou em retornar ao Egito, temendo perseguição do faraó pelo seu crime, mas Deus garantiu que estaria com ele todo o tempo. Depois, alegou não ser eloquente o suficiente para a missão, mas Deus permitiu que seu irmão Aarão fosse seu porta-voz perante o povo.

Então, após 40 anos vivendo no deserto, esquecido, longe de sua família e de suas raízes, Moisés assumiu sua identidade de israelita e foi atender ao chamado de Deus, indo lutar pelo seu povo, utilizando a sua sabedoria e influência adquiridos enquanto habitava o palácio. Ele se tornou um líder tão grandioso que Aarão já não precisava mais ser o seu porta-voz, pois ele já conseguia se comunicar com o povo sem intermediários.

O resultado da aceitação de Moisés sobre quem ele era? A incrível libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e a migração desse povo de volta para a Terra Prometida: Canaã, a terra dada, por Deus, a Abraão e de onde saíram Jacó e seus filhos.

Conseguiram perceber as transformações que ocorreram na vida de Moisés e de toda uma nação após a aceitação de Moisés a respeito de quem ele era? Deus pôde usá-lo lindamente porque ele assumiu a sua identidade. Imagine se ele tivesse se negado a aceitar quem ele era realmente, esquecendo de vez suas origens e sua importância para Deus, vivendo para sempre na calmaria do pastoreio das ovelhas?

Deus Nos Convida a Assumirmos a Nossa Identidade

Quantos de nós estamos vivendo sem desfrutar das maravilhas que o Senhor preparou para nós simplesmente porque ainda não assumimos a nossa identidade perante Ele? Quantas mães sofrem com as dificuldades da maternidade simplesmente porque ainda não aceitaram sua condição de mães, abençoadas pela dádiva de poder acolher uma vida em seu ventre, abençoadas por serem o porto seguro de um ser totalmente dependente, um exemplo a ser seguido? Quantas esposas sofrem no casamento porque ainda não aceitaram o seu papel de elo forte, que une todos os componentes do lar, um elo forte que não pode quebrar mas que deve ser o mais maleável possível para aguentar as pressões de todos os lados, para não romper frente às dificuldades diárias, o elo fortificado em Deus, para que sua casa seja fortificada também no Senhor? Quantos homens sofrem com as dificuldades do casamento, simplesmente porque ainda não aceitaram sua condição de protetor da esposa e dos filhos, de provedor do lar, ainda que a família tenha outra fonte de renda?

Deus nos convida a assumirmos a nossa identidade de herdeiras e herdeiros do Senhor, de elo fortificado Nele, de mãe abençoada, de filha abençoada, de marido abençoado, de filho abençoado, de homem ou mulher livre das amarras que nos prendem em uma vida de dúvidas, tristezas, ansiedade e tudo o mais que possa nos afastar das maravilhas que o Senhor tem para a nossa vida!

Que Deus Pai possa nos ajudar a descobrir e aceitar a nossa identidade e que Ele possa operar maravilhas em nós e através de nós. Amém!!


Áudio e texto: Ana Carolina de Assis Alves. Muitos dos textos aqui publicados são autorais, mas outros são feitos com base em textos de escritores como Joyce Meyer, Daniel Conegero (Estilo Adoração) e outros.


No próximo artigo falaremos sobre como Jacó se relacionava com seu irmão Esaú, e as consequências disso em sua vida.


Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *