O Pecado de Acã e Suas Consequências: O Que Podemos Aprender?

pecado
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

O texto abaixo trata do pecado cometido por Acã e as consequências da desobediência das ordenanças de Deus. A história de Acã encontra-se no livro de Josué 7, 1-26.

Antes do Pecado de Acã

Após a morte de Moisés, Josué liderou o povo israelita para terminar o trajeto em direção à terra prometida. O Senhor ordenou a Josué que atravessasse o rio Jordão, juntamente com todo o povo. O Senhor ainda prometeu a Josué que ninguém conseguiria resistir ao exército israelita e que Deus nunca o abandonaria, assim como fez com Moisés (Josué 1, 1-5).

Então, na ocasião da queda dos muros de Jericó, Josué advertiu ao povo que a cidade, com tudo o que nela existia, seria consagrada ao Senhor para destruição. Os israelitas deveriam poupar apenas Raabe, sua família e seus pertences, pois ela havia escondido os espiões israelitas. Josué ainda disse para ficarem longe das coisas consagradas, que não se apossassem de nenhuma delas, para que não fossem destruídos. A desobediência a essa ordem levaria destruição e desgraça também a todo o acampamento de Israel (Josué 6, 17-19).

O Pecado de Acã e a Consequência para os Israelitas

A despeito da advertência de Josué, Acã, da tribo de Judá, apossou-se de alguns itens de Jericó, consagrados ao Senhor. Acã desobedeceu às ordens de Josué e a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

Logo após a conquista de Jericó, Josué então liderou a batalha contra o pequeno exército de Ai, mas os israelitas foram derrotados e ainda sofreram com a morte de 36 homens. Os israelitas ficaram surpresos e profundamente desanimados com a derrota. Josué não conseguia entender por qual motivo o Senhor os havia pedido para atravessar o Jordão e permitido a vitória dos inimigos. Justamente o Senhor, que havia prometido que ninguém resistiria ao exército liderado por Josué. Josué temia que essa derrota se transformasse em esperança para os demais povos inimigos e que estes viessem todos tentar a destruição do povo de Deus.

Após os questionamentos de Josué ao Senhor, Deus revelou que Israel havia violado a aliança com o Senhor, apossando-se das coisas consagradas. E que, por este motivo, eram merecedores da sua destruição. Disse ainda que não estaria mais com o povo, se não destruíssem o que havia sido consagrado à destruição.

O Pecado de Acã e a Consequência para a Sua Família

O Senhor deu instruções para que fosse revelado o infrator e ordenou que aquele que fosse pego com as coisas consagradas deveria ser queimado no fogo com tudo o que lhe pertencesse.

Quando Josué solicitou a Acã o que contasse tudo o que ele havia feito, Acã reconheceu que havia pecado contra o Senhor, quando pegou entre os despojos de Jericó, uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas.

Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia ao vale de Acor, onde foram apedrejados e queimados no fogo.

O pecado sempre tem consequências

Deus havia feito um acordo com os israelitas de que o Senhor entregaria Jericó nas mãos dos israelitas mas que a cidade com tudo o que havia nela seria propriedade do Senhor e consagrada à destruição. Apenas os metais preciosos deveriam ser incorporados ao tesouro do Senhor e todo o resto deveria ser destruído.

Creio que, um dos motivos para que o Senhor fizesse essa exigência, seria testar a fidelidade e obediência de seu povo. Acredito nisso porque, logo após a punição de Acã, o Senhor entregou Ai nas mãos dos israelitas e, desta vez, permitiu que os israelitas se apossassem dos despojos e dos animais dos inimigos (Josué 8, 1-2).

Acã cobiçou os itens que não poderia ter e desobedeceu ao acordo com o Senhor, pecando contra Ele, e colocando em apuros todo o povo israelita. A derrota do exército israelita e a morte dos 36 soldados foi causada pela desobediência de Acã. Deus, inclusive, poderia ter cancelado a Sua proteção para sempre, não fosse a Sua infinita misericórdia e amor pelo Seu povo.

Acã, ao desobedecer ao Senhor, incluiu toda a sua família e seus bens nas consequências desse ato. Sua família, seus animais, que nada tinham feito de errado, foram destruídos por causa de um ato contra o Senhor feito por Acã. Acã foi o responsável pela ruína da sua família, de seus descendentes.

Isso nos mostra que nossas ações de desobediência e pecado podem levar a nossa nação e a nossa família à destruição também. Assim como o chefe da família tem o poder de destruí-la, a mulher também o tem.

Ações que vão contra as ordenanças do Senhor podem fazer com que Deus não esteja mais com a nossa nação, assim como o próprio Deus disse a Josué. Mas, também, assim como foi com Israel, o arrependimento e o retorno à obediência poderão garantir a permanência do Senhor no meio de nós. Por isso, é tão importante andarmos sempre dentro das leis de Deus e reconhecermos o nosso erro, o nosso pecado o mais rápido possível, nos arrependendo e corrigindo o nosso erro. Fingir que andamos na obediência e que não pecamos só nos levará à ruína, como nação e como família.

Vimos que a família de Acã teve que pagar o preço do pecado de Acã. Precisamos levar as ordenanças do Senhor a sério. Devemos ter o máximo de cuidado com as nossas ações. Acã foi advertido que se ficasse com algum item consagrado, seria morto, juntamente com toda a sua família e seus pertences. Acã sabia que a sua desobediência causaria a destruição dos seus inocentes familiares. Mesmo assim ele pecou. Isso é muito sério. Devemos pensar que o futuro dos nossos filhos está, em parte, em nossas mãos sim. Deus é quem direciona a vida de cada um mas nós, pais e mães, somos responsáveis pelo futuro dos nossos filhos. Podemos ensiná-los a receber as bênçãos que o Senhor tem para eles ou podemos amaldiçoá-los, quando somos negligentes e tomamos decisões que vão contra as leis de Deus.

Minha oração de hoje é para que cada esposa, cada marido, cada mãe e cada pai tome consciência do quão importante é a sua obediência a Deus na vida de sua família, principalmente na vida dos seus filhos.

Que Deus esteja com cada um de nós, nos cobrindo com sabedoria para entendermos verdadeiramente as consequências dos nossos pecados para a nossa família e tudo o que nos pertence. Amém.

Texto: Ana Carolina de Assis Alves.

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *