Jeremias e Sua Atitude Diante de Deus

jeremias
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Atitudes: Comece Hoje Sua Transformação!

O texto abaixo foi escrito com base no quinto capítulo do livro “Deixe-me apresentar você! – Descubra sua verdadeira identidade”, de Talitha Pereira, e nos mostra quem foi Jeremias e a importância de suas atitudes na sua vida. Essa história pode nos incentivar a modificar as nossas atitudes e viver uma vida mais confiante no Senhor e com menos ansiedade.

O chamado de Jeremias e de cada filho de Deus

Jeremias nasceu na cidade de Anatote, cerca de 3 milhas (cinco quilômetros) a nordeste de Jerusalém (Jeremias 1:1). Quando Jeremias era ainda jovem, o Senhor o chamou para ser Seu profeta: “Antes de formá-lo no ventre eu te escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jeremias 1:5). Jeremias a princípio ofereceu resistência à confiança do Senhor nele: “Não sei falar; porque ainda sou um menino” (Jeremias 1:6). Mas o Senhor tinha ciência do potencial de Jeremias: “A todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás” (Jeremias 1:7).

Da mesma maneira, o Senhor conhece cada um de nós e escolheu-nos para passarmos pela vida na Terra em uma época e lugar que são os melhores para nós. Ele pode moldar-nos por meio dos nossos chamados para servir no lar ou na Igreja ou em qualquer outro lugar. Por exemplo, Ele pode dar eloquência a quem não sabe falar em público ou fluência em uma língua a quem sequer conhecia tal idioma. O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós.

Jeremias, obediente mas angustiado

Jeremias foi um homem que viu muitas aflições (ver Lamentações 3:1). Na verdade, o Senhor o advertiu por ocasião do seu chamado que reis, príncipes, sacerdotes e o povo lutariam contra ele. “Mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo (…) para te livrar” (Jeremias 1:19) prometeu o Senhor.

Jeremias foi chamado para avisar o povo de Judá e tentar convencê-lo a mudar seu comportamento, pois eles estavam, há muito tempo, desagradando ao Senhor através da adoração de outros deuses, promiscuidade, injustiças, assassinatos e esquecimento de Deus. O Senhor disse que não os aceitaria mais como Seu povo; que se lembrava de todo o mal que fizeram e tinha de castigar os seus pecados. Disse também que já não prestava atenção aos jejuns e recusava ofertas e holocaustos deles. Nas palavras do próprio Deus: “o que lhes darei em recompensa é a guerra, a fome e a doença”. O Senhor estava realmente disposto a castigar o povo que Ele tanto amava para que esse povo pudesse sentir a Sua ausência e voltar-se novamente para seus braços. Deus sabia que a vontade rebelde de Seu povo não poderia ser quebrada. Então resolveu entregar todos os bens, as posses, como despojo aos povos inimigos, que os levariam como escravos para uma terra onde nunca estiveram anteriormente. Destruição, morte, escravidão e sofrimento é o que estavam por vir.

E Jeremias cumpriu o seu chamado com honra: prontamente, ouviu o Senhor e atendeu cada vontade Dele, avisando, durante anos, o castigo que se abateria sobre seu povo, caso não se arrependessem e se voltassem novamente ao Deus de Abraão. Independente de quão peculiar, impopular ou tolo ele poderia parecer diante dos outros. É claro que Jeremias sofria com tudo isso: ele sabia de tudo o que estava para acontecer e que de fato iria acontecer, já que o povo não estava nem um pouco preocupado em se redimir. Falsos profetas se levantaram inúmeras vezes, dizendo que tudo ficaria bem e as pessoas continuavam a trilhar o caminho errado, sem arrependimentos. Embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito. Durante seu ministério, Jeremias foi preso, humilhado, ferido, ridicularizado e até jogado em uma cisterna para morrer (Jeremias 20:6; 37:6–15; 38:7–13). Houve sim tempos de fraqueza para o profeta: ele chegou a desejar que tivesse morrido ao nascer, porque era odiado e amaldiçoado para onde quer que fosse! Certa vez, Jeremias se queixou ao Senhor que estava sofrendo por causa Dele. Por pregar a Palavra era perseguido. E rogou para Deus o livrar das garras dos inimigos. Disse ainda que sentiu que Deus faltou quando precisou Dele. Mas O Senhor o repreendeu e pediu que parasse com esse falar insensato e que voltasse a confiar Nele! Deus ainda o lembrou que era Jeremias quem tinha que influenciar o povo e não a falta de fé do povo contaminar Jeremias. E prometeu que o mal não prevaleceria contra o profeta, porque Deus estava com ele para o proteger e o livrar.

Jeremias, o angustiado em busca de paz

Mesmo nos seus momentos de fraqueza, Jeremias não pensou em desistir do seu chamado, pois ele sentia que as palavras de Deus o sustentavam, eram o alimento da sua alma faminta e traziam alegria ao seu coração amargurado. Jeremias já estava na presença do Senhor, e não poderia mais sair Dela! Não poderia mais viver sem Ela! Jeremias entendeu que sua vida não se tratava dele mesmo mas tratava-se de Deus. E para ele nenhum sentimento negativo poderia tirá-lo da sua servidão ao Senhor. A presença do Senhor em sua vida supria toda e qualquer dificuldade. Jeremias certamente focava no poder de Deus e não na sua própria força, para poder ir adiante. E sempre que apareciam a fraqueza e as dificuldades, ele entregava suas aflições ao Senhor, que o lembrava das promessas que havia feito para ele: promessas de estar sempre ao seu lado, de libertá-lo das mãos dos inimigos, de salvação e de prosperidade. Em meio ao declínio de Judá, Deus fez Jeremias comprar um terreno na cidade de Anatote, sob olhar de testemunhas e o fez guardar toda a documentação em potes de barro, para durar por muito tempo, garantindo o futuro de Jeremias, quando o Senhor restaurasse Israel! Prestem atenção nesse cuidado de Deus para com o profeta!

O segredo da paz de Jeremias

Jeremias não era perfeito e também nós não precisamos ser! Precisamos ouvir o que Deus quer de nós e agir com temor a Ele, do jeito que for possível. Deus sabe que não seremos perfeitos e ele nem quer isso! Comecemos a fazer o trabalho que Ele quer para nós, mesmo que nós julguemos não estar preparados. Deus sempre vai nos preparar do jeito Dele para que possamos fazer o que Ele deseja. Se precisarmos falar outra língua, ele nos capacitará! Mas não podemos esperar a capacitação chegar primeiro para depois agir! É no meio da ação que a capacitação chega. Foi no meio da ação de Jeremias, enquanto ele estava pregando a Palavra, que Deus o capacitou a confiar Nele, a ter coragem, a ter paciência, a ter fé.

Um exemplo dessa capacitação, é ilustrado quando o Senhor instruiu Jeremias a comprar uma botija de barro, quebrá-la diante dos líderes do povo e profetizar destemidamente: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se”(Jeremias 19:11). Para cumprir esta ordem de fazer uma acusação assim tão grave contra os líderes do governo, era necessário que Jeremias tivesse coragem para obedecer, ignorando qualquer preocupação com sua própria segurança.

Atitudes de obediência e confiança transformam

Jeremias teve atitude! Ele se levantou e foi cumprir o seu chamado! Ele se levantou, saiu da sua zona de conforto, mesmo cheio de dúvidas, incertezas e medos, e foi atender cada pedido de Deus, sem nem questionar o motivo desses pedidos. E olha que teve cada designação mais atípica que a outra!

Muitas pessoas até querem fazer a vontade de Deus, mas não querem se colocar de pé, não se levantam, não vão fazer o que tem de fazer, não tomam atitude! Não podemos deixar que o desânimo vença, mas devemos nos animar e nos esforçar, pois o Senhor é conosco!

Através da obediência e da confiança em Deus, Jeremias pôde se libertar dos pensamentos que tiravam a sua paz e viver livre da angústia e do sofrimento de pesar.

Deus, o oleiro que transforma os vasos humanos

Em Jeremias 18, o Senhor diz: “Desce até à casa do oleiro, o que faz os objetos e os recipientes de barro, e ali falarei contigo”. Jeremias observou o oleiro trabalhar: ele girava com os pés uma roda enquanto trabalhava com as mãos um monte de barro molhado numa outra roda. O oleiro descobriu uma falha no vaso que estava fazendo e então desfez a forma do barro e começou a moldar um novo vaso. O Senhor fez então uma pergunta retórica: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?” Deus estava dizendo ao profeta o que ele iria fazer com o povo de Israel: desfazer o que estava pronto e refazer, segundo a Sua vontade, sem as graves falhas que estavam incomodando o oleiro mestre da vida. Mas esta pergunta também poderia ter sido dirigida a Jeremias.

Ele foi um profeta que viu alguns dos dias mais sombrios da iniquidade de Israel, e mesmo assim reconheceu as mãos habilidosas do oleiro-mestre, moldando seu caráter, transformando-o em uma maravilhosa obra de arte. Os acontecimentos da sua vida lembram-nos da necessidade de submetermos nossa vida inteira, não importa quão difícil seja, às mãos cuidadosas do Senhor. E devemos sempre nos lembrar de que quando cometemos erros, como a antiga Israel estava cometendo, podemos retomar o curso do ponto onde erramos e começar novamente. Se o oleiro, que é Deus, não desistiu ou jogou fora o barro, não devemos nos sentir desamparados e rejeitados.

Assim como Jeremias desceu na casa do oleiro, nós precisamos descer na presença do Senhor, em oração, jejum, lágrimas e rogos, pois o Senhor está atento à nossa oração! Descer significa se humilhar diante do Senhor, reconhecer que nada somos e que Deus é tudo, é estar sensível a voz de Deus. Precisamos descer na presença Dele para ouvirmos o que ele quer de nós. É na obediência que está a nossa vitória! Façamos a vontade Dele, mesmo que não a entendamos, assim como Jeremias.

Senhor Deus, agradeço pela vida de cada pessoa que está aqui, em busca de uma intimidade Contigo. Pai, nos dê forças e ânimo para que tomemos atitudes que vão nos levar à maior proximidade contigo, que vão nos levar ao caminho que o Senhor preparou para nós. Nos ajude a vencer os sentimentos de angústia, impotência, as dúvidas e as dificuldades que nos impedem de viver o Seu plano para nossa vida. Nos ajude a lembrar todos os dias que a nossa força vem do Senhor e não de nós mesmos. Amém!


Áudio e texto: Ana Carolina de Assis Alves. Muitos dos textos aqui publicados são autorais, mas outros são feitos com base em textos de escritores como Joyce Meyer, Daniel Conegero e outros.


No próximo artigo falaremos sobre José, quem ele foi e como ele reagiu diante do seu potencial dado por Deus.

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *