Jabez e Sua Forma de Pensar

Jabez e Sua Forma de Pensar
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Pensamentos: Comece Hoje a Ajustar a Sua Mente!

O texto abaixo foi escrito com base no quarto capítulo do livro “Deixe-me apresentar você! – Descubra sua verdadeira identidade”, de Talitha Pereira, e nos mostra quem foi Jabez e de que maneira seus pensamentos mudaram a sua vida. Essa história pode nos incentivar a modificar a nossa mentalidade e viver uma vida mais leve, livre de pensamentos de derrota e cheia das bênçãos de Deus.

Destaque a Jabez

A história de Jabez encontra-se no livro de 1 Crônicas 4, 9-10: Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

Apesar de ser uma das mais curtas biografias, Deus fez questão de mencionar esse homem na Bíblia.

A história de Jabez é um exemplo clássico de contradição. E Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é a fim de que ninguém se vanglorie diante Dele (1 Co. 1, 27-29). Os primeiros nove capítulos desse livro são formados por genealogias, com uma lista de mais de 600 nomes. No meio de todos eles, Deus escolheu um homem para receber um reconhecimento especial, e seu nome é Jabez. Há apenas dois versículos em toda a Bíblia que falam sobre esse homem, mas, ainda assim, ele recebeu uma menção honrosa que o colocou acima das outras pessoas. Porque Deus disse que esse homem se diferenciou dos outros?

Jabez: Destinado à Insignificância

Jabez era um homem da tribo de Judá (que significa louvado, glorificado ou exaltado), uma tribo que tem um nome de alegria. Mas o seu nome não condizia com o do seu próprio povo. Jabez significa “com muitas dores o dei à luz”.

 Apesar do significado do nome ser nada encorajador, revelando sofrimento e dificuldade, sua vida foi totalmente diferente. Jabez era alguém destinado a uma vida insignificante, pobre de sonhos e projetos. Imagine a história desse homem: por onde ele passava carregava esse fardo de ser alguém que produz sofrimento. Certamente esse era um peso difícil de carregar em sua vida. Contudo, ele não se entregou a esse rótulo e venceu todas as amarras que o impediam de ser honrado, próspero e feliz. Seu segredo era seu relacionamento com Deus. Ele é mencionado não pelo mal, mas sim por sua vida de oração e fé no Deus de Israel. Ele não deixou seu nome definir seu destino, mas sim, rogou ao Senhor e recebeu o que tinha pedido.

A contradição está aí: Deus ouve e atende o pedido de um homem que, aos olhos da sua sociedade, é completamente desonroso. E não só isso, mas Deus o leva a ser destaque entre mais de 600 nomes, quando ninguém esperava absolutamente nada dele.

A escolha de Jabez

Jabez optou por ver a si mesmo como Deus o via. Nós também temos essa escolha!

A Bíblia diz que este homem era considerado mais respeitável do que seus irmãos. Ele não se deu esse destaque, mas o Senhor lhe concedeu isso. Deus o via dessa forma! Uma vida conduzida pela fé é aquela que vê as coisas não com olhos humanos, mas com os olhos do Pai, com a perspectiva Dele. Nós, cristãos, precisamos ser quem o Senhor nos chamou para ser: mais parecidos com Cristo. E isso não é possível de ser atingido por capacidade própria, é preciso ter comunhão com o Espírito Santo.

Pode ser que, ao longo da sua vida, Jabez não tenha feito mais do que obedecer àquilo que ouviu do seu povo, aquilo que aprendeu. Mas chegou um momento que ele descobriu a sua real identidade em Deus, como filho e herdeiro do Pai. E, a partir daí, clamou pelas bênçãos e proteção a que tinha direito. Jabez acreditou que Deus poderia responder às suas maiores orações. E nós também devemos crer no poder de nossas orações e recorrer sempre ao Pai, em todos os momentos da nossa vida.

Muitas pessoas, quando estão frente a frente com o fracasso, acabam desistindo naquele momento. Mas Jabez não agiu dessa forma. Ele não desistiu de ser uma pessoa abençoada por Deus, mesmo que seu nome apontasse ao contrário.

A Bíblia fala que a oração de Jabez foi atendida, mas não fala isso sobre outras pessoas mencionadas no livro de Crônicas. É como se Deus estivesse esperando que as outras pessoas tivessem tomado essa atitude. Imagine Jabez dizendo: “Senhor, eu sei o que muitos pensam sobre mim. Eu sei que ninguém espera nada de mim. Mas eu vou orar a ti e vou te pedir que me abençoes.” Deus está sempre à procura por aqueles que oram. Converse com Ele, abra a sua boca e o seu coração para falar com Deus.

Aprendendo com a oração de Jabez

Na oração de Jabez, podemos ver quatro passos importantes: primeiro ele pediu a bênção de Deus. Jabez estava cansado de ser reconhecido por aquele que oferece dor, estava cansado de carregar esse fardo, então ele foi atrás daquele que poderia resolver qualquer situação. Ele percebeu que sua vida não precisava ser marcada pela dor, mas sim uma caminhada de bênção de Deus.

Igualmente é na nossa vida, as vezes você está preso a dores e sofrimento; contudo, assim como Jabez, podemos orar e pedir a bênção de Deus. Nunca devemos nos sentir desqualificados para servir a Deus, pois ele olha o nosso coração e não o nosso passado.

No segundo passo, vemos que Jabez pediu que a prosperidade estivesse sobre a sua vida. Ele tinha desejo e vontade de conquistar mais. A prosperidade, segundo Deus, sempre é uma dádiva em nossa vida. Jabez não queria apenas que seu passado não o condenasse, mas sim que o seu futuro fosse abundante diante da graça de Deus.

Semelhantemente, essa é uma atitude que devemos ter também. Existem pessoas que estão acomodadas com a situação que vivem e ainda reclamam que não conseguem conquistar nada, que não tem um futuro, que nada dá certo em sua vida. Essa não deve ser a nossa postura. Nós somos filhos de Deus, aquele que nos ajuda a conquistar mais; porém, precisamos ter a disposição de ir atrás, começando com a oração.

O terceiro pedido que aquele home fez foi: “Que a Tua mão esteja comigo”. Aqui, ele clama por proteção. Não adianta ter fronteiras alargadas se não tivesse junto com ele a presença e a mão de Deus o guiando em todos os passos.

O Deus das bênçãos é mais importante do que as bênçãos de Deus. Essa é uma fonte que tem que estar em nossa vida, uma sede insaciável da presença de Deus. Embora, atualmente muitos se preocupam mais com o que Deus pode dar do que realmente quem ele é. Para superamos as dores, precisamos da presença de Deus. Você e eu não podemos vencer nada se Deus não for conosco.

Como quarto e último pedido, Jabez diz: “guardando-me de males e livrando-me de dores”. Jabez entende que seus passos, por mais que sejam prósperos e abundantes, jamais seriam uma tarefa fácil, sem males e dores.

Em Salmos 46.1 encontramos: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. É certo que não vamos encontrar refúgio e fortaleza, muito menos socorro fora da presença de Deus, pois é somente a presença de Deus que traz a ausência do inimigo. Quando estamos pertos de Deus ele protege a nossa vida e guarda os nossos passos. Até porque, nós não temos forças ou ferramentas para lidar com o inimigo a não ser que Deus esteja conosco e o seu Espírito Santo nos capacite para vencer.

A Bíblia encerra dizendo que Deus atendeu o pedido de Jabez, assim como ele também faz em nossas vidas. Muitas vezes podemos ser “tímidos” em pedir algo para Deus; contudo, precisamos entender que Ele sempre vai escutar as nossas orações. Quando tivermos a mesma ousadia que Jabez teve, teremos as bênçãos de Deus, prosperidade, proteção e presença.

Mateus 21,22 nos diz o seguinte: “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.” O segredo de pedir a Deus é fazer isso com fé, crendo que vai receber.

Mude seus pensamentos!

Nesse momento, convido vocês a mudar a maneira de pensar, entregar seus problemas a Deus e acreditar, com todo o seu coração, que você é importante, precioso(a), filho(a) e herdeiro(a) do Pai. Te convido a se libertar dos pensamentos de derrota e usar o poder da oração para pedir que as bênçãos de Deus recaiam sobre a sua vida! Te convido a viver algo novo, algo extraordinário (como diz o Pastor Cláudio Duarte) junto com o Pai.  Busque o Senhor com todo o seu coração e entregue suas angústias e dificuldades a Ele!

Pai, nesse momento, quero te agradecer porque tens nos ajudado até aqui, mesmo com a nossa fé tão pequena. Quero pedir que nos ajude para que possamos nos libertar dos rótulos impostos por outras pessoas, rótulos que não vieram de Ti. Nos ajude, Pai, a aceitar apenas os rótulos que vêm de Ti, que são os de filho(a), herdeiro(a), precioso(a), amado(a) por Ti. Nos ajude a entender que precisamos de Ti em todas as áreas da nossa vida. Nos ajude a entregar nossas aflições a Ti, para que possas nos ajudar a resolvê-las da melhor forma. Nos abençoe e nos dê prosperidade, Pai. Amém.


Áudio e texto: Ana Carolina de Assis Alves. Fontes para o estudo: Bíblia de Estudo Joyce Meyer, Revista Comuna e Enfoque Bíblico.


No próximo artigo falaremos sobre quem foi Jeremias e a importância de suas atitudes na sua vida.

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *