João 5
1Depois disto houve uma festa dos judeus, e subiu Jesus para Jerusalém.
2E há em Jerusalém à [porta] das ovelhas um tanque, que em hebraico se chama Betesda, que tem cinco entradas cobertas.
3Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos, [e de corpo] ressecado, aguardando o movimento da água.
4Porque um anjo descia de vez em quando ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que descia nele, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5E estava ali um certo homem, que havia trinta e oito anos que estava enfermo.
6Vendo Jesus a este deitado, e sabendo, que já havia muito tempo que [ali] jazia, disse-lhe: Queres sarar?
7Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho homem algum para que, quando a água se agita, me ponha no tanque; e enquanto eu venho, outro desce antes de mim.
8Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma teu leito, e anda.
9E logo aquele homem sarou; e tomou seu leito, e andou. E era Sábado aquele dia.
10Disseram pois os judeus para aquele que fora curado: É Sábado, não te é lícito levar o leito.
11Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou, esse me disse: Toma teu leito, e anda.
12Perguntaram-lhe pois: Quem é o homem que te disse: Toma teu leito e anda?
13E o que fora curado, não sabia quem [o] era, porque Jesus se havia retirado, porque naquele lugar havia uma [grande] multidão.
14Depois Jesus achou-o no Templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15Aquele homem foi anunciar aos judeus que Jesus era o que o curara.
16E por isso os judeus perseguiam Jesus e procuravam matá-lo, porque ele fazia estas coisas no sábado.
17E Jesus lhes respondeu: Meu Pai até agora trabalha, e eu [também] trabalho.
18Por isto ainda mais procuravam os Judeus matá-lo, porque não só quebrava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19Respondeu pois Jesus, e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo, que não pode o Filho fazer coisa alguma de si mesmo, a não ser aquilo que ele veja o Pai fazer; porque todas as coisas que ele faz, semelhantemente o Filho também as faz.
20Porque o Pai ama ao Filho, e todas as coisas que faz lhe mostra; e maiores obras que estas lhe mostrará, para que vós vos maravilheis.
21Porque como o Pai aos mortos ressuscita e vivifica, assim também o Filho aos que quer vivifica.
22Porque também o Pai a ninguém julga, mas todo o juízo deu ao Filho,
23Para que todos honrem ao Filho, como honram ao Pai. Quem não honra ao Filho, não honra ao Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, que quem ouve minha palavra, e crê ao que me enviou, tem vida eterna, e não virá em condenação, mas passou da morte para a vida.
25Em verdade, em verdade vos digo, que a hora vem, e agora é, quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aos que ao ouvirem, viverão.
26Porque como o Pai tem vida em si mesmo, assim deu também ao Filho que tivesse vida em si mesmo.
27E deu-lhe poder, para fazer juízo, porque é o Filho do homem.
28Não vos maravilheis disto; porque a hora vem, em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz.
29E sairão os que fizeram bem, para a ressurreição de vida; e os que fizeram mal, à ressurreição de condenação.
30Não posso eu de mim mesmo fazer alguma coisa. Como ouço, [assim] julgo; e meu juízo é justo; porque não busco minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
31Se eu testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro.
32Outro há que testemunha de mim, e sei que o testemunho, que testemunha de mim, é verdadeiro.
33Vós enviastes [mensageiros] a João, e ele deu testemunho à verdade.
34Porém eu não recebo testemunho humano; mas digo isto para que sejais salvos.
35Ele era uma lâmpada ardente e brilhante; e vós quisestes por um pouco de tempo alegrar em sua luz.
36Mas eu tenho maior testemunho que [o] de João; porque as obras que o Pai me deu que cumprisse, as mesmas obras que eu faço, testemunham de mim que o Pai me enviou.
37E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou de mim. Nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua aparência.
38E não tendes sua palavra permanecendo em vós; porque ao que ele enviou, a esse vós não credes.
39Investigai as Escrituras; porque vós pensais que nelas tendes a vida eterna, e elas são as que de mim testemunham.
40E não quereis vir a mim, para que tenhais vida.
41Não recebo honra humana.
42Mas eu bem vos conheço que não tendes o amor de Deus em vós mesmos.
43Eu vim em nome de meu Pai, e vós não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
44Como podeis vós crer, [se] tomais honra uns dos outros, e não buscais a honra que [vem] somente de Deus?
45Não penseis que eu vos tenha de acusar para com o Pai; o que vos acusa é Moisés, em quem vós esperais.
46Porque se vós crêsseis em Moisés, [também] a mim me creríeis; porque de mim ele escreveu.
47Mas se não credes em seus escritos, como crereis em minhas palavras?
Comentário
O capítulo 5 do Evangelho de João apresenta a cura de um homem enfermo que estava à beira do tanque de Betesda, um local que simboliza a esperança de cura e renovação. A narrativa começa com Jesus subindo a Jerusalém durante uma festa dos judeus, evidenciando seu envolvimento nas tradições religiosas do povo. O tanque, descrito como um lugar de espera para os enfermos, serve como um cenário poderoso onde a ação redentora de Cristo se manifesta. Ao encontrar o homem que estava enfermo há trinta e oito anos, Jesus pergunta se ele deseja ser curado, mostrando seu interesse pessoal e sua disposição para restaurar a vida do necessitado. A resposta da pessoa revela um sentimento de impotência, mas a ordem de Jesus para que ele se levante e ande resulta em uma cura instantânea, enfatizando a autoridade divina que Jesus possui sobre a enfermidade e a vida humana.
No entanto, a cura ocorre em um dia de sábado, o que provoca a indignação dos líderes religiosos. Eles contestam a validade da cura, priorizando a observância da lei em detrimento do bem-estar do homem curado. A reação dos judeus não é apenas uma questão de legalismo, mas reflete uma resistência mais profunda à nova obra que Jesus estava realizando. Sua declaração de que seu Pai trabalha até agora, e ele também trabalha, desafia a compreensão tradicional do sábado e abre um espaço para a revelação do caráter de Deus que se preocupa com a misericórdia e o amor acima da mera observância da lei.
Ao longo do capítulo, Jesus se apresenta como o Filho de Deus, enfatizando sua unidade e obediência ao Pai. Ele afirma que o Pai deu a ele autoridade para julgar e dar vida, uma revelação que provoca ainda mais hostilidade entre os líderes religiosos. Jesus exorta os ouvintes a investigarem as Escrituras, pois elas testificam sobre ele, e condena a incredulidade que se baseia em tradições humanas. O fechamento do capítulo é um chamado à fé, onde Jesus desafia os judeus a entenderem que a verdadeira honra deve ser dada a Deus, e não a homens. A mensagem central é clara: a vida eterna é encontrada em crer em Jesus, o Filho, que é a Palavra viva enviada por Deus para a salvação da humanidade.
Perguntas Frequentes: João 5
O que diz João capítulo 5?
João 5 narra dois eventos principais: a cura de um paralítico no tanque de Betesda e a controvérsia sobre a autoridade de Jesus para curar no sábado. O capítulo destaca o poder de Jesus sobre a vida e a morte e Sua unidade com o Pai.
Qual era a festa que estava acontecendo no capítulo 5 de João?
O capítulo 5 de João menciona uma festa dos judeus, mas o texto não especifica qual festa estava ocorrendo. Jesus foi a Jerusalém para participar desta celebração.
Quem escreveu 1 João 5?
O apóstolo João é tradicionalmente aceito como o autor tanto do Evangelho de João quanto das cartas de 1 João, incluindo o capítulo 5 da carta.
O que é a porta das ovelhas em João 5?
A porta das ovelhas era uma das entradas de Jerusalém, perto do tanque de Betesda, onde Jesus encontrou o paralítico. O nome refere-se ao lugar por onde as ovelhas destinadas ao sacrifício eram levadas ao templo.
Qual é o significado do tanque de Betesda?
O tanque de Betesda era conhecido como um lugar onde os doentes esperavam pela movimentação das águas, acreditando que o primeiro a entrar após o agito seria curado. Jesus realiza um milagre ali, curando um homem que estava doente há 38 anos.
O que aprendemos com o paralítico de Betesda?
A história do paralítico de Betesda nos ensina sobre a misericórdia de Jesus, que cura um homem incapaz de se ajudar e sem esperança. Ela também destaca a importância de ouvir e obedecer a voz de Cristo para receber a cura espiritual e física.
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