Hebreus 3

1Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa declaração de fé, Cristo Jesus.

2Ele é fiel àquele que o constituiu, assim como Moisés também foi em toda a casa de Deus.

3Pois ele é estimado como digno de maior glória do que Moisés, assim como mais honra do que a casa tem quem a construiu.

4Porque toda casa é construída por alguém; mas aquele que construiu todas as coisas é Deus.

5De fato, Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, para testemunho das coisas que haviam de ser ditas;

6mas Cristo [é fiel] como Filho sobre a sua casa. E nós somos sua casa, se até o fim mantivermos firmes a confiança e o orgulho da [nossa] esperança.

7Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto;

9onde os vossos pais me tentaram, me provaram, e viram as minhas obras por quarenta anos.

10Por isso me indignei contra essa geração, e disse: “Eles sempre se desviam nos corações, e não conheceram os meus caminhos”;

11Então jurei na minha ira: “Eles não entrarão no meu repouso”.

12Cuidado, irmãos, para que nunca haja em algum de vós coração mau e infiel, que se afaste do Deus vivo.

13Em vez disso, encorajai-vos uns aos outros a cada dia, durante o tempo chamado “hoje”; a fim de que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.

14Pois nós temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, mantivermos firme a confiança do princípio até o fim;

15como é dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.

16Porque alguns, mesmo ouvindo, provocaram-no [à ira] , mas não todos aqueles que saíram do Egito por meio de Moisés.

17E contra quais ele se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18E a quem ele jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

19Assim vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.

Comentário

O capítulo 3 de Hebreus nos convida a refletir profundamente sobre a fidelidade de Cristo e a grandeza de Sua obra em nossas vidas. Ao comparar Jesus com Moisés, o autor nos ensina que, embora Moisés tenha sido um servo fiel na casa de Deus, Cristo é o Filho que governa sobre essa casa. Essa distinção não é meramente teológica; ela nos toca em um nível pessoal, pois somos convidados a fazer parte da casa de Deus, a habitação do Altíssimo. Isso nos lembra que, em meio às nossas lutas e inquietações, temos um Sumo Sacerdote que nos entende, que intercede por nós e que nos chama a confiar Nele, mantendo firme a esperança que temos em Seu amor e graça.

À medida que avançamos no texto, somos alertados sobre a dureza de coração que pode nos afastar de Deus. O autor nos remete ao povo de Israel que, apesar de ter visto as obras de Deus no deserto, falhou em confiar plenamente Nele. Essa advertência é um convite para que examinemos nossos próprios corações. Onde temos permitido que a incredulidade ou o pecado endureçam nossa fé? A voz do Espírito Santo ecoa em nossas vidas: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações". Essa urgência nos chama a uma resposta imediata e ativa, a um compromisso renovado com a verdade de Deus, que é sempre boa, bela e verdadeira.

Por fim, a esperança que encontramos neste capítulo é poderosa. Estamos sendo constantemente encorajados a nos apoiar uns aos outros, a cultivar um espírito de unidade e amor fraternal, especialmente em tempos de dificuldade. O versículo nos lembra que temos a oportunidade de ser participantes de Cristo, não por nossas obras, mas pela fé em Sua fidelidade. Isso nos transforma, nos dá um novo propósito e nos conecta à grande narrativa de redenção que permeia a Bíblia. Ao olharmos para Cristo, encontramos não apenas um modelo a ser seguido, mas a própria fonte de nossa esperança e salvação. Assim, que possamos abraçar essa verdade e viver com a certeza de que, em Cristo, temos um futuro glorioso e seguro.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.