João 4 - Jesus sentado junto ao poço de Jacó conversando com a mulher samaritana

João 4

1Quando, pois, o Senhor entendeu que os fariseus ouviram que Jesus fazia e batizava mais discípulos que João

2(ainda que Jesus mesmo não batizava, mas sim seus discípulos),

3Ele deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia.

4E foi necessário passar por Samaria.

5Veio pois a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto à propriedade que Jacó deu a seu filho José.

6E ali estava a fonte de Jacó. Então Jesus, cansado do caminho, sentou-se assim junto à fonte; era isto quase à hora sexta.

7Veio uma mulher de Samaria para tirar água; Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8(Porque seus discípulos haviam ido à cidade para a comprar de comer).

9Disse-lhe pois a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicam com o samaritanos.)

10Respondeu Jesus, e disse-lhe: Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11Disse a mulher: Senhor, tu não tens com que [a] tirar, e o poço é fundo; de onde pois tens a água viva?

12És tu maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço? E ele mesmo dele bebeu, e seus filhos, e seu gado?

13Jesus respondeu, e disse-lhe: Todo aquele que beber desta água voltará a ter sede;

14Porém aquele que beber da água que eu lhe der, para sempre não terá sede, mas a água que eu lhe der se fará nele fonte de água, que salte para vida eterna.

15Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me desta água, para que eu não tenha [mais] sede, nem venha aqui para tirar.

16Disse-lhe Jesus: Vai, chama a teu marido, e vem cá.

17A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Bem disseste: Marido não tenho.

18Porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isto com verdade disseste.

19Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

20Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

21Disse-lhe Jesus: Mulher, crê em mim, que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis ao Pai.

22Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.

23Porém a hora vem, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque também o Pai busca a tais que o adorem.

24Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá [-lo] em espírito e em verdade.

25Disse-lhe a mulher: Eu sei que o Messias vem (que se chama o Cristo); quando ele vier, todas as coisas nos anunciará.

26Disse-lhe Jesus: Eu sou o que contigo falo.

27E nisto vieram seus discípulos; e maravilharam-se de que falasse com uma mulher; mas ninguém [lhe] disse: Que perguntas? ou, O que falas com ela?

28Deixou, pois, a mulher seu vaso de água, e foi à cidade, e disse ao povo:

29Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; por acaso não é este o Cristo?

30Saíram, pois, da cidade, e vieram a ele.

31E enquanto isso, os discípulos lhe pediam, dizendo: Rabi, come.

32Porém ele lhes disse: Uma comida tenho que comer, que vós não sabeis.

33Diziam, pois, os discípulos uns aos outros: Por acaso alguém lhe trouxe de comer?

34Disse-lhes Jesus: Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e cumprir sua obra.

35Não dizeis vós, que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que vos digo: Levantai vossos olhos, e vede as terras; porque já estão brancas para a ceifa.

36E o que ceifa, recebe recompensa, e junta fruto para vida eterna; para que ambos se alegrem, tanto o que semeia, quanto o que ceifa.

37Porque nisto é verdadeiro o ditado, que: Um é o que semeia, e outro o que ceifa.

38Eu vos enviei para ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no trabalho deles.

39E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele pela palavra da mulher, que testemunhava, dizendo: Ele me disse tudo quanto eu tenho feito.

40Vindo pois os samaritanos a ele, suplicaram-lhe que ficasse com eles; e ele ficou ali dois dias.

41E creram ainda muitos mais pela palavra dele.

42E diziam à mulher: Já não cremos por teu dito; porque nós mesmos temos [o] ouvido, e sabemos que verdadeiramente este é o Cristo, o Salvador do mundo.

43E depois de dois dias partiu dali, e foi-se para a Galileia.

44Porque o mesmo Jesus testemunhou que não tem o Profeta honra em sua própria terra.

45Vindo pois para a Galileia, os Galileus o receberam, havendo visto todas as coisas que fizera em Jerusalém no [dia] da festa, porque também eles foram ao [dia] da festa.

46Veio pois Jesus outra vez a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E estava ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.

47Ouvindo este que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com ele, e suplicava-lhe que descesse, e curasse a seu filho, porque já estava à morte.

48Disse-lhe pois Jesus: Se não virdes sinais e milagres não crereis.

49O nobre lhe disse: Senhor, desce, antes que meu filho morra.

50Disse-lhe Jesus: Vai, teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e se foi.

51E [estando] ele já descendo, seus servos lhe saíram ao encontro, e [lhe] anunciaram, dizendo: Teu filho vive.

52Perguntou-lhes pois, a que hora se achara melhor; e disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.

53Entendeu pois o pai, que aquela era a mesma hora em que Jesus lhe disse: Teu filho vive. E creu nele, e toda sua casa.

54Este segundo sinal Jesus voltou a fazer, quando ele veio d [a] Judeia a Galileia.

Comentário

O capítulo 4 do livro de João é fundamental para compreender a missão de Jesus e sua interação com diferentes grupos sociais e culturais. A narrativa começa com Jesus deixando a Judeia para a Galileia, passando por Samaria, um território habitualmente evitado pelos judeus devido a antigas rivalidades. Ao parar na cidade de Sicar, Ele se encontra com uma mulher samaritana à beira do poço de Jacó. Esse encontro é significativo, pois Jesus quebra normas sociais e culturais ao se dirigir a uma mulher, especialmente uma samaritana, revelando assim a universalidade de sua mensagem. Ao pedir água, Ele inicia um diálogo que transcende a mera troca de palavras, levando a mulher a perceber que Ele oferece ‘água viva’, uma metáfora para a salvação e a vida eterna que Ele oferece a todos, independentemente de sua origem ou passado.

A conversa se aprofunda quando Jesus revela o histórico da mulher, mencionando seus cinco maridos e sua atual situação. Esse conhecimento sobrenatural não apenas impressiona a mulher, mas também a leva a reconhecer Jesus como profeta. A discussão sobre o lugar da adoração — no monte ou em Jerusalém — culmina na revelação de que a verdadeira adoração não depende de locais físicos, mas deve ser feita ‘em espírito e em verdade’. Isso destaca um dos temas centrais do evangelho de João: a natureza espiritual da adoração e a revelação da verdadeira identidade de Cristo como o Messias. A mulher, transformada por essa experiência, se torna uma testemunha, levando outros samaritanos a conhecer Jesus.

O capítulo também destaca a disposição de Jesus em se relacionar com aqueles que são marginalizados, mostrando que a salvação é para todos. A resposta dos samaritanos, que inicialmente creem na palavra da mulher e depois afirmam que crêem por causa de sua própria experiência com Jesus, ilustra a importância do testemunho pessoal na fé cristã. O encontro de Jesus com o nobre de Cafarnaum, que também se baseia na fé e na palavra de Jesus, reforça a ideia de que a crença não se limita a sinais e milagres, mas é fundamentada na confiança na palavra de Cristo. Assim, o capítulo 4 não apenas revela a missão redentora de Jesus, mas também nos ensina sobre a necessidade de uma adoração autêntica e pessoal.

Perguntas Frequentes: João 4

O que diz em João capítulo 4?

João 4 narra o encontro de Jesus com a mulher samaritana no poço de Jacó, onde Ele revela ser a fonte de “água viva” que sacia a sede espiritual de maneira definitiva. Jesus também ensina sobre a adoração verdadeira, que deve ser feita “em espírito e em verdade”. O capítulo termina com a cura do filho de um oficial em Cafarnaum, demonstrando o poder de Jesus e sua compaixão.

O que fala João 5?

João 5 relata a cura de um homem paralítico no tanque de Betesda por Jesus, e a subsequente controvérsia com os líderes judeus devido ao milagre ter sido realizado no sábado. Jesus explica sua autoridade dada por Deus Pai, revelando-se como o Filho de Deus, que tem o poder de dar vida e realizar julgamento final sobre a humanidade.

Qual o significado de João 4:14?

Em João 4:14, Jesus fala sobre a “água viva”, que simboliza a vida eterna e a satisfação espiritual que Ele oferece. Ele promete que quem beber dessa água nunca mais terá sede, uma metáfora para a transformação e plenitude que só Cristo pode proporcionar, suprindo as necessidades mais profundas da alma humana.

O que se ensina em João 4:31 a 38?

Em João 4:31-38, Jesus ensina aos discípulos sobre a “colheita espiritual”, usando a metáfora do campo já maduro para ser ceifado. Ele os exorta a verem que a missão de espalhar o evangelho é urgente, e que outros já prepararam o caminho. Aqueles que colhem e semeiam compartilham a alegria de trazer almas ao Reino de Deus, mostrando que o trabalho missionário é colaborativo e recompensador.

O que significa João IV nos ensina?

João 4 nos ensina sobre a universalidade do evangelho, mostrando que a salvação está disponível a todos, independentemente de sua origem. O encontro com a samaritana ilustra que Jesus não faz distinção entre judeus e samaritanos, mas oferece a todos a “água viva”. O capítulo também nos ensina sobre adoração verdadeira e a missão de evangelizar com urgência e propósito.

O que significa a samaritana no poço?

A mulher samaritana no poço representa a humanidade em busca de significado e saciedade espiritual. Ao pedir água, Jesus revela sua identidade como o Messias e a necessidade de transformação espiritual. O encontro simboliza a oferta de vida eterna e a inclusão de todos os povos no plano de salvação, transcendo barreiras culturais e sociais.

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