João 1 - Jesus, representado como a Palavra divina, está no centro de uma luz etérea e resplandecente que emana dEle

João 1

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus.

2Esta estava no princípio junto de Deus.

3Por esta foram feitas todas as coisas, e sem ela não se fez coisa nenhuma do que foi feito.

4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos seres humanos.

5E a luz brilha nas trevas; e as trevas não a compreenderam.

6Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João.

7Este veio por testemunho, para que testemunhasse da Luz, para que todos por ele cressem.

8Ele não era a Luz; mas [foi enviado] para que testemunhasse da Luz.

9[Esta] era a luz verdadeira, que ilumina a todo ser humano que vem ao mundo.

10No mundo estava, e por ele foi feito o mundo; e o mundo não o conheceu.

11Ao [seu] próprio veio, e os seus não o receberam.

12Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem em seu nome.

13Os quais não são gerados de sangue, nem de vontade da carne, nem de vontade de homem, mas sim de Deus.

14E aquela Palavra se fez carne, e habitou entre nós; (e vimos sua glória, como glória do unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade.

15E João dele testemunhou, e clamou, dizendo: Este era aquele, de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim; porque era primeiro que eu.

16E de sua plenitude recebemos todos também graça por graça.

17Porque a Lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade foi feita por Jesus Cristo.

18A Deus nunca ninguém o viu; o unigênito Filho, que está no seio do Pai, ele [o] declarou.

19E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram alguns sacerdotes e levitas de Jerusalém, que lhe perguntassem: Tu quem és?

20E confessou, e não negou; e confessou: Eu não sou o Cristo.

21E lhe perguntaram: Que, então? És tu Elias? E ele disse: Não sou. [Eles disseram] : Tu és o Profeta? E ele respondeu: Não.

22Disseram-lhe pois: Quem és? Para darmos resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?

23Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

24E os enviados eram dos fariseus.

25E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que pois batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

26João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas em meio de vós, está a quem vós não conheceis,

27Este é aquele que vem após mim, o qual já foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a tira de sua sandália.

28Estas coisas aconteceram em Betábara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

29O dia seguinte viu João a Jesus vir a ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

30Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que já foi antes de mim; porque já era primeiro que eu.

31E eu não o conhecia; mas para que fosse manifesto a Israel, por isso vim eu batizando com água.

32E João testemunhou, dizendo: Eu vi o Espírito como pomba descer do céu, e repousou sobre ele.

33E eu não o conhecia, mas aquele que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer ao Espírito, e repousar sobre ele, esse é o que batiza com Espírito Santo.

34E eu [o] vi, e testemunhado tenho, que este é o Filho de Deus.

35O seguinte dia estava outra vez [ali] João, e dois de seus discípulos.

36E vendo [por ali] andar a Jesus, disse: Eis o Cordeiro de Deus.

37E os dois discípulos ouviram[-lhe] dizer [aquilo] , e seguiram a Jesus.

38E Jesus, virando-se, e vendo-os seguir, disse-lhes: Que buscais? E eles lhe disseram: Rabi, (que traduzido, quer dizer, Mestre) onde moras?

39Disse-lhes ele: Vinde, e vede-o; Vieram, e viram onde morava, e na companhia dele naquele dia; e já era quase a hora décima.

40Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouvira aquilo de João, e o haviam seguido.

41Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Já achamos ao Messias(que traduzido, é o Cristo).

42E levou-o a Jesus. E Jesus, olhando para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas. (que se traduz Pedro).

43O dia seguinte Jesus quis ir à Galileia, achou Filipe, e disse-lhe: Segue-me.

44E Filipe era de Betsaida, da cidade de André e de Pedro.

45Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Achamos [aquele] de quem Moisés escreveu na Lei, e os Profetas: a Jesus, o filho de José, de Nazaré.

46E disse-lhe Natanael: Pode haver alguma coisa boa de Nazaré? Filipe lhe disse: Vem, e vê.

47Jesus viu Natanael vir, e disse dele: Eis verdadeiramente um israelita, em quem não há engano!

48Natanael lhe disse: De onde tu me conheces? Respondeu Jesus, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, estando tu debaixo da figueira, eu te vi.

49Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!

50Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Debaixo da figueira te vi, crês? Tu verás coisas maiores que estas.

51E disse-lhe: Em verdade, em verdade vos digo, que daqui em diante vereis o céu aberto, e aos anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do homem.

Comentário

O primeiro capítulo do Evangelho de João estabelece a base teológica fundamental da obra, introduzindo a ‘Palavra’ (Logos) como a encarnação de Cristo. Desde o início, o autor enfatiza a pré-existência de Jesus, declarando que Ele estava com Deus e que Ele próprio é Deus. Essa afirmação não apenas confirma a divindade de Cristo, mas também a Sua natureza eterna, essencial para a compreensão do Cristianismo. A ideia de que ‘todas as coisas foram feitas por meio dEle’ (v. 3) ressalta o papel ativo de Cristo na criação, o que ecoa a narrativa da criação em Gênesis, ligando assim o Novo Testamento ao Antigo. A luz que brilha nas trevas (v. 5) simboliza a revelação de Deus em meio à escuridão espiritual do mundo, e a rejeição dessa luz pelos próprios que deveriam reconhecê-la destaca a tragédia da incredulidade humana.

A figura de João Batista é introduzida como uma testemunha da Luz (v. 7), ressaltando a importância do testemunho e da preparação para a vinda de Cristo. Ele não apenas confirma a identidade de Jesus como o Cordeiro de Deus (v. 29), mas também aponta para a transição entre a antiga aliança, representada pela Lei dada por Moisés, e a nova aliança de graça e verdade inaugurada por Jesus. Essa passagem (v. 17) é crucial para entender o papel de Jesus como o cumprimento das promessas de Deus, trazendo redenção e um novo relacionamento entre Deus e a humanidade, baseado na graça.

Nos versículos finais, vemos o chamado dos primeiros discípulos, destacando uma resposta pessoal ao convite de Jesus (v. 39). A interação entre Jesus e Natanael (v. 48) revela não apenas o conhecimento sobrenatural de Cristo, mas também a transformação que Ele traz à vida daqueles que O seguem. O chamado para ‘ver’ (v. 39) é um convite à experiência direta com Jesus, que não é apenas uma figura histórica, mas a manifestação viva de Deus entre nós. Este capítulo, portanto, não apenas introduz a divindade de Cristo, mas também estabelece o fundamento para o relacionamento pessoal que Ele oferece a todos que O buscam.

Perguntas Frequentes: João 1

O que diz o capítulo 1 de João?

João 1 apresenta Jesus como o Verbo (Logos) eterno de Deus, que existia desde o princípio com Deus e é Deus. Ele descreve a encarnação de Cristo, o Verbo que se fez carne, e sua missão de trazer luz e vida ao mundo. João Batista testemunha sobre a identidade de Jesus como o Cordeiro de Deus, e o capítulo termina com o chamado dos primeiros discípulos de Jesus.

É o Verbo se fez carne?

Sim, no capítulo 1 de João, o versículo 14 afirma: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”. Isso se refere à encarnação de Jesus, quando Ele, sendo divino, tomou forma humana para viver entre os homens e revelar a glória de Deus de maneira tangível.

Qual o propósito de 1 João?

O propósito do Evangelho de João, especialmente no capítulo 1, é revelar a divindade de Jesus Cristo como o Verbo de Deus, mostrar sua missão redentora, e convidar todos a crerem nEle para receberem vida eterna. João busca demonstrar que Jesus é o Filho de Deus, o único que pode iluminar e salvar a humanidade.

Porque no princípio era o Verbo?

A expressão “no princípio era o Verbo” (João 1:1) indica que Jesus, o Verbo, existia desde antes da criação do mundo. Isso aponta para a eternidade de Cristo, mostrando que Ele não foi criado, mas que Ele é o próprio Deus, que estava com Deus Pai no ato da criação e participou ativamente dela.

Qual a mensagem principal do livro de João?

A mensagem principal do Evangelho de João é que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Verbo encarnado, enviado para trazer luz, vida e salvação ao mundo. Através da fé em Jesus, as pessoas podem receber vida eterna e um relacionamento restaurado com Deus. João enfatiza a divindade de Cristo e a importância de crer nEle para a salvação.

Qual era a maior alegria do Apóstolo João?

A maior alegria do Apóstolo João era ver que as pessoas conheciam e reconheciam Jesus Cristo como o Filho de Deus, e que por meio dessa fé, recebiam vida eterna. João tinha grande satisfação em testemunhar a luz de Cristo brilhando na vida das pessoas e transformando-as.

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