Ideias de C.S. Lewis 4 argumentos sobre fé e realidade

4 Ideias de C.S. Lewis que Vão Desafiar o que Você Pensa sobre Fé e Realidade

Para muitos, as crenças centrais do cristianismo parecem familiares, talvez até um pouco simplistas. São histórias que ouvimos desde a infância, conceitos que parecem ter sido polidos pelo tempo até se tornarem lisos e inofensivos.

Mas e se alguns dos argumentos mais profundos da fé fossem, na verdade, muito mais estranhos, intelectualmente robustos e surpreendentes do que imaginamos? E se, ao olharmos de perto, descobríssemos que a realidade que eles descrevem é algo que “você jamais teria imaginado”?

Neste post, vamos explorar quatro ideias desafiadoras extraídas dos escritos de C.S. Lewis. São argumentos que viram o senso comum de cabeça para baixo e forçam uma reconsideração sobre o que pensamos saber a respeito de Deus, do mal, da moralidade e da figura central do próprio cristianismo.

ideias de C.S. Lewis

1. A Surpreendente Abertura: Por que um Cristão Pode Ser Mais “Liberal” que um Ateu sobre Outras Religiões

A visão estereotipada é que a fé cristã é inerentemente exclusiva e desdenhosa de outras religiões. C.S. Lewis, no entanto, apresenta uma ideia contraintuitiva. Ele argumenta que o ateísmo, por sua própria natureza, exige uma posição muito mais rígida: a crença de que a esmagadora maioria da humanidade, em todas as culturas e épocas, esteve fundamentalmente errada sobre a questão mais importante de sua existência — a realidade de Deus.

O cristianismo, por outro lado, permite a liberdade de pensar que outras religiões contêm “uma parcela da verdade”. Essa visão não nega as diferenças cruciais, mas reconhece que a busca humana por Deus pode ter encontrado ecos da verdade em vários lugares. Para ilustrar, Lewis usa uma analogia da matemática: é como uma conta onde há apenas um resultado certo, e todos os outros estão errados, mas alguns dos resultados errados estão mais perto de estarem certos do que outros. Para ele, sua conversão representou uma mudança para uma perspectiva intelectualmente mais generosa.

“Quando eu era ateu, tinha de tentar convencer a mim mesmo de que a maioria das pessoas da raça humana sempre esteve errada sobre a questão que lhe interessava mais; quando me tornei cristão, passei a assumir uma visão mais liberal.” C.S. Lewis

2. O Paradoxo da Injustiça: Como Sua Revolta contra o Mal Pode Apontar para Deus

Um dos argumentos mais comuns contra a existência de um Deus bom é a presença de crueldade e injustiça no universo. Lewis mesmo usou este argumento por anos. Se o mundo é tão terrível, como poderia ter sido criado por um poder inteligente e benevolente?

O ponto de virada intelectual de Lewis foi perceber que nossa própria capacidade de nos sentirmos revoltados com a injustiça é, em si, um fato muito estranho. Ele observa: “Uma pessoa se sente molhada depois de cair na água porque ela não é um animal aquático; já um peixe não se sentiria molhado”. Nossa indignação sugere que fomos feitos para um “elemento” diferente, um padrão de justiça que este mundo viola constantemente. O próprio conceito de “injusto” não pode existir no vácuo; ele requer um padrão de “justo” com o qual o comparamos.

Este argumento vira o problema do mal de cabeça para baixo. Se o universo fosse verdadeiramente um acidente sem sentido, seríamos incapazes de perceber sua falta de sentido. Lewis conclui: “Se o universo inteiro não tem sentido, não teríamos como descobrir que ele não tem sentido: semelhantemente, se não houvesse luz no universo e, assim, nenhuma criatura dotada de olhos, jamais saberíamos que ele é escuro. A palavra escuridão seria desprovida de sentido”. Nossa bússola moral inata não é uma ilusão, mas uma pista de que a realidade tem um sentido fundamental.

“Meu argumento contra Deus havia sido que o universo parecia muito cruel e injusto. Mas de onde eu havia tirado essa ideia de justo e injusto? Uma pessoa só chama uma linha de torta se tiver alguma ideia do que é uma linha reta. Com o que eu estava comparando esse universo quando o chamei de injusto?” C.S. Lewis

3. A Natureza Radical do Mal: Não uma Força Oposta, Mas um Parasita

Muitos imaginam a realidade como um campo de batalha entre duas forças opostas e iguais: o bem e o mal. Essa crença é chamada de Dualismo. Lewis a considera uma visão de mundo séria, mas, em última análise, ilógica.

Sua refutação é poderosa: o mal não é uma força original e criativa. É, por natureza, “bondade corrompida”. Como ele observa, “Você pode ser bom só por amor à bondade: mas não pode ser mau só por amor à maldade”. As pessoas são cruéis porque buscam coisas que, em si, são boas — como prazer, poder ou segurança —, mas o fazem da maneira errada. O mal é uma perversão, e uma perversão sempre depende do original que ela distorce. “Chamamos uma perversão sexual de sadismo”, explica Lewis, “mas é preciso ter primeiro a ideia de uma sexualidade normal antes de poder falar dela como perversão”.

Para ser mau, um poder precisa de atributos que são inerentemente bons: existência, inteligência e vontade. Portanto, o mal deve “tomar emprestado ou roubar do seu oponente”. Ele não tem substância própria; é um parasita que vive do bem que perverte.

Eis por que o cristianismo sempre disse que o diabo é um anjo caído? Essa não é apenas uma historinha para boi dormir. Trata-se do reconhecimento real do fato de que o mal é um parasita nada original, e os poderes que permitem que ele subsista lhe foram dados pela bondade.

4. O Trilema Inescapável: Jesus Foi um Louco, um Mentiroso ou Deus?

No mundo moderno, é comum e confortável ver Jesus simplesmente como um “grande mestre de moral”. Lewis argumenta que essa é a única opção logicamente impossível.

A impossibilidade surge das próprias alegações de Jesus. Um mero professor de moral não andaria por aí afirmando ter o poder de perdoar todos os pecados — um ato que, como Lewis aponta, só faria sentido “se ele realmente fosse o Deus cujas leis estão sendo infringidas e cujo amor é ferido a cada pecado cometido”. Para qualquer ser humano, tal afirmação seria um nível de presunção e absurdo sem precedentes.

Isso nos deixa com um “trilema” inescapável. Um homem que disse as coisas que Jesus disse não pode ser apenas um bom professor. Só seria possível Ele se enquadrar em três possibilidade: (i) um lunático (“do nível de alguém que afirmasse ser um ovo frito”); (ii) o próprio diabo como um grande mentiroso, ou então… (iii) exatamente quem ele afirmou ser, o próprio Deus! A intenção de Lewis é remover a zona de conforto do meio-termo e forçar uma escolha definitiva.

“Estou pronto para aceitar a Jesus como um grande mestre de moral, mas não aceito sua reivindicação de ser Deus”. Esse é o tipo de coisa que não se deve dizer. (…) Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus; ou então um louco ou algo pior. Você pode descartá-lo como sendo um tolo ou pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou, então, poderá cair de joelhos a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus.


Conclusão: Uma Escolha em Território Ocupado

As ideias de Lewis não são confortáveis. Elas são projetadas para desafiar suposições fáceis e nos forçar a encarar a estranheza e a profundidade das alegações da fé cristã. Elas nos pintam um quadro do mundo não como um playground neutro, mas como “território ocupado pelo inimigo”.

Neste cenário, a figura de Deus não entra em cena com uma filosofia simples, mas como um rei que “aportou disfarçado” e nos chama para participar de uma “grande campanha de sabotagem”.

Se a realidade é mais estranha do que esperamos, e a escolha sobre a figura de Cristo é tão radical quanto Lewis a apresenta, de que lado da “rebelião” nós realmente decidimos estar?

Posts Similares