Gênesis: A História da Criação é Real?

Genesis
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Gênesis: o Livro do Princípio

A palavra gênesis significa origem ou princípio, e o livro de Gênesis é um livro de inícios. Esse livro descreve a Criação da Terra e da vida que nela há, a queda de Adão e Eva e a introdução do pecado neste mundo, a origem da casa de Israel e o estabelecimento dos convênios feitos por um misericordioso Pai Celestial a fim de salvar Seus filhos. Os capítulos 1 a 11 contêm a história das origens da humanidade e os capítulos 12 a 50 tratam das origens do povo hebreu desde Abraão até Jacó e seus filhos. O estudo do livro de Gênesis nos leva a uma melhor compreensão sobre quem somos e o que o Senhor espera de nós.

Gênesis e os teólogos “cristãos”

Existem teólogos que se dizem cristãos, que afirmam que não se pode levar à sério os capítulos 1 a 11 de Gênesis. Eles acreditam que até pode ser que Abraão, Jacó e os demais patriarcas possam ter existido, mas os escritos dos capítulos 1 a 11 não teriam existido literalmente. Eles afirmam que o dilúvio foi apenas uma inundação local que ocorreu em alguma parte da mesopotâmia, e que Adão e Eva são apenas uma figura de linguagem. Deus teria usado a evolução das espécies para trazer tudo à existência. Nesse caso, não houve fruto proibido, nem Adão e Eva e nem promessa de redenção de Deus. Será que esses teólogos estão certos?

Gênesis e Jesus

Em Mateus 19,3 os fariseus, na intenção de colocar Jesus à prova, perguntaram a Jesus se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo. Então, o próprio Jesus respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: Por essa razão, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne?” Quando Jesus cita o antigo testamento, ele não o trata como se fosse uma lenda, mas como um acontecimento real.

Ainda, em Mateus 24,37 Jesus disse: “Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio, e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. Aqui, Jesus não tratou o Dilúvio como um mito, mas como um acontecimento real. E mais: Jesus usou o Dilúvio para fazer o paralelo com a sua segunda vinda. Se o Dilúvio fosse um mito, a segunda vinda de Jesus também seria.

O próprio Jesus considera Gênesis uma história real!

Será que as pessoas que dizem que Gênesis é um mito sabem mais que o próprio Jesus?

Qual a Importância de Crer que Gênesis Trata-se de Uma História Real?

A crença de que Gênesis é uma história real é fundamental para que possamos entender o motivo do sacrifício de Jesus na cruz. Logo, se somos cristãos e acreditamos que Jesus morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados (pecado esse introduzido no mundo por Adão e Eva), precisamos entender que a história da criação, escrita em Gênesis 1 e 2, trata-se, com toda a certeza, de uma história real. A crença de que os capítulos 1 e 2 é apenas uma poesia ou mito, destrói todo o propósito da crucificação de Jesus.

E você, qual é a sua posição a respeito da história da criação descrita nos capítulos 1 e 2 de Gênesis? Se você crê que esses escritos se tratam de história real, saiba que a sua crença está em concordância com o objetivo da vida de Jesus aqui na Terra; ou seja, você acredita no pecado original, introduzido no mundo quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. E, se você também acredita que Jesus desceu do Seu trono para se tornar o cordeiro perfeito em oferta à remissão de todos os pecados do mundo, tornando-se assim o salvador de todas as pessoas (mortos, vivos e aqueles que ainda nem vieram ao mundo), você está no caminho certo para entrar no Reino Celestial!

Deus nos dê sabedoria e amoleça o nosso coração para que possamos entender e acreditar verdadeiramente na Palavra do Senhor.


Texto: Ana Carolina de Assis Alves.

Fontes:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. Introdução ao livro de Gênesis.

Rodrigo Silva. Curso: A Bíblia comentada com Rodrigo Silva.


No próximo artigo falaremos sobre a graça de Deus e de que maneira podemos deixar que ela se manifeste na nossa vida.

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *