field, morning, sunrise-6574455.jpg

Paulo e o Amor de Deus

Singularidade: Comece Hoje a Receber o Amor!

O texto abaixo foi escrito com base no terceiro capítulo do livro “Deixe-me apresentar você! – Descubra sua verdadeira identidade”, de Talitha Pereira, e nos mostra como era a vida do apóstolo Paulo antes e depois de ter recebido, aceitado o amor de Deus por ele e as consequências disto para Paulo e para o mundo. Essa história pode nos ajudar a abrir o nosso coração ao amor que Deus tem para derramar em nós.

Saulo: Cidadão Romano, Fariseu e Legalista

Paulo, cujo nome era Saulo, era judeu nascido em Tarso, na Cilícia (atual sul da Turquia). Essa região foi anexada a Roma, como província, por volta do ano 64 A.C. Os ancestrais de Paulo receberam a cidadania romana na ocasião e Paulo herdou essa cidadania e a usou a seu favor para ensinar sobre o evangelho de Cristo. Saulo era um israelita circuncidado e também um fariseu. Os fariseus eram um grupo religioso judaico que vivia na estrita observância das escrituras religiosas. Ele foi educado em Jerusalém, por um renomado doutor da lei chamado Gamaliel. Saulo conhecia profundamente a cultura grega, também falava o aramaico e era um legalista mais avançado no judaísmo que os seus contemporâneos.

Ele era um homem muito culto, e fortemente agarrado às leis de Moisés. Para ele, assim como para os demais legalistas, as pessoas seriam salvas e teriam direito à eternidade ao lado do Pai se fizessem por merecer. A salvação estava condicionada às obras que as pessoas faziam, ao cumprimento das leis de Moisés. De fato, as coisas funcionavam assim até que Jesus Cristo se sacrificasse na cruz por nós. A partir desse momento, Jesus levou consigo todo o pecado e nos permitiu sermos salvos apenas pela fé em Deus e em Jesus. Desde então, nada do que fizermos por nós mesmos pode ser acrescentado ao sacrifício de Jesus para a nossa aceitação no Reino Celestial. Nós devemos, agora, andar movidos pelo Espírito de Deus que foi derramado, em todo aquele que crê, através da morte do cordeiro Jesus.

Saulo, o Perseguidor

Mas Saulo não acreditava no sacrifício do Filho de Deus e não aceitava que a fé seria o suficiente para a salvação. Pelo contrário, ele perseguia todas as pessoas que acreditavam em Jesus e propagavam o Evangelho de Cristo. Ele não havia recebido, aceitado o amor que Deus disponibilizou a ele através da maior prova de amor de todos os tempos: Deus entregou o Seu único filho para ser crucificado quando ainda estávamos mortos em nossas ofensas. Nos vivificou, juntamente com Cristo e nos ressuscitou, juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares Celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2, 4-6).

O livro de Atos dos Apóstolos nos conta bastante da história de Saulo. O capítulo 7 nos mostra que Saulo assistiu ao apedrejamento de Estêvão e consentiu com a morte dele. Estêvão era um homem cheio da graça e do poder de Deus. Ele realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Alguns membros das sinagogas, que não concordavam com Estêvão, subornaram homens para acusa-lo de ter blasfemado contra Moisés e contra Deus. Após ser ouvido no Sinédrio, Estêvão foi arrastado para fora da cidade e apedrejado até a morte. Suas vestes foram depositadas aos pés de Saulo. Após esse episódio, Saulo assumiu posição importante na perseguição aos cristãos. Ele recebeu autorização oficial para liderar as perseguições e, como membro do concílio do Sinédrio, dava seu voto a favor da morte dos cristãos. Não contente em perseguir cristãos em Jerusalém, Saulo pediu autorização para atuar em Damasco. Seu objetivo era levar preso para Jerusalém, qualquer um que fosse seguidor de Cristo. Saulo fazia isso acreditando que estava servindo a Deus e preservando a pureza da lei.

Saulo Tem um Encontro com Jesus

Então, Saulo, que conhecia sobre Deus, mas não conhecia o amor de Deus, partiu para Damasco e quando estava chegando, uma luz vinda do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? E Jesus respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se e entre na cidade. Alguém lhe dirá o que fazer.” Saulo se levantou, mas não conseguia ver nada. Os homens que estavam com ele puderam ouvir a voz, mas não viram Jesus. Eles conduziram Saulo até Damasco, onde, após 3 dias, Ananias foi curá-lo a pedido de Jesus. Ananias entrou na casa onde estava Saulo, pôs suas mãos sobre ele e disse: irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo. Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente e foi batizado. Então Saulo começou a pregar sobre Jesus nas sinagogas em Damasco. As pessoas que ouviam ficaram perplexas porque esse era o homem que tinha ido a Damasco para prender os cristãos e agora ele pregava o cristianismo. Os judeus decidiram matá-lo e ele precisou fugir com a ajuda de seus discípulos. Saulo foi para Jerusalém e foi recebido com desconfiança pelos discípulos, que tinham medo dele. Barnabé o levou aos apóstolos e contou tudo o que havia acontecido a Saulo no caminho para Damasco e como ele passou a pregar sobre Jesus desde então. E Saulo passou a andar em Jerusalém, pregando, corajosamente, em nome do Senhor.

Saulo Passa a Ser Paulo

Saulo, então, passou a ser tratado como Paulo, uma vez que ele havia passado de perseguidor a pregador cristão e estava cheio do Espírito Santo. Ele viajou para vários lugares, falando sobre Jesus e curando as pessoas. Até os seus lenços eram usados como instrumentos de cura pelo Espírito Santo. Por onde Paulo passava, ele convertia pessoas e fundava uma Igreja cristã.

Paulo aceitou o amor que Deus tinha reservado para ele e começou a propagar esse amor! Paulo também entendeu que o amor de Deus não estava condicionado a nada que ele fizesse e se libertou da condição de perseguidor e legalista. Ele agora sabia que a fé em Deus e em Seu Filho Jesus bastava para a salvação. E ele precisava espalhar esta notícia. Jesus escolheu Saulo para levar o nome Dele para os gentios e seus reis e para o povo de Israel. E Paulo utilizou as armas que ele tinha para atender a esse chamado: a sabedoria das leis, a fluência oral e escrita e a cidadania romana. Como cidadão romano, ele não poderia ser açoitado antes de ser condenado, não poderia ser crucificado e poderia exigir um julgamento perante César, nos casos de acusação.

Os judeus legalistas tentaram, por diversas vezes, matar Paulo, mas Deus tinha outros planos para ele. Quando Paulo foi preso em Jerusalém, utilizou os privilégios de sua cidadania romana e conseguiu pregar durante todo o tempo da prisão, inclusive, podendo ficar em prisão domiciliar por dois anos, em Roma. Lá, ele tinha total liberdade para ensinar o evangelho. Ele também escreveu várias cartas evangelizadoras como as cartas aos Romanos e Gálatas, dentre outras.

Paulo foi um importante instrumento de Deus para o Cristianismo: fundou inúmeras igrejas por onde passava, conseguindo a conversão de milhares de judeus e ainda deixou claro que todos os povos poderiam ser salvos, bastando apenas ter fé. Ele conseguiu também a conversão de milhares de gentios, difundiu a unificação dos povos por meio da fé e suas palavras e atos, até hoje, conseguem transformar criaturas em filhos de Deus.

O Amor de Deus Transforma

A história de Paulo nos mostra que, se Deus pode usar um perseguidor de cristãos, se pode transformá-lo, pode também nos usar e nos transformar! Como diz a pastora Talitha Pereira, o Senhor tem uma perspectiva diferente da nossa: Ele olha de dentro para fora.

Convido você a receber e aceitar o amor de Deus e transformar sua vida, transbordando esse amor para as pessoas que estão à sua volta! Deus não te ama pelo que você é nem pelo que você faz, mas ele te ama antes mesmo de você nascer.

Vamos deixar de agir por conta própria e começar a agir movidos pelo Espírito Santo de Deus! Peça a Deus para te ajudar e dê espaço para o Espírito Santo agir em você! Que o Senhor Deus possa nos ajudar a compreender o Seu amor por nós e nos encha com o Espírito Santo, para que possamos espalhar o amor por onde passarmos. Amém!


Áudio e texto: Ana Carolina de Assis Alves. Muitos dos textos aqui publicados são autorais, mas outros são feitos com base em textos de escritores como Joyce Meyer, Daniel Conegero e outros.


No próximo artigo falaremos sobre quem foi Jabez e de que maneira seus pensamentos mudaram a sua vida.


Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *