Levítico 17

1E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Isto é o que mandou o SENHOR, dizendo:

3Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no acampamento, ou fora do acampamento,

4E não o trouxer à porta do tabernáculo do testemunho, para oferecer oferta ao SENHOR diante do tabernáculo do SENHOR, sangue será imputado ao tal homem: sangue derramou; eliminado será o tal homem dentre seu povo:

5A fim de que tragam os filhos de Israel seus sacrifícios, os que sacrificam sobre a face do campo, para que os tragam ao SENHOR à porta do tabernáculo do testemunho ao sacerdote, e sacrifiquem eles sacrifícios pacíficos ao SENHOR.

6E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do SENHOR, à porta do tabernáculo do testemunho, e queimará a gordura em cheiro suave ao SENHOR.

7E nunca mais sacrificarão seus sacrifícios aos demônios, atrás dos quais se prostituíram: terão isto por estatuto perpétuo por suas gerações.

8Tu Lhes dirás também: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício,

9E não o trouxer à porta do tabernáculo do testemunho, para fazê-lo ao SENHOR, o tal homem será igualmente eliminado de seus povos.

10E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, eu porei meu rosto contra a pessoa que comer sangue, e lhe cortarei dentre seu povo.

11Porque a vida da carne no sangue está: e eu vos a dei para expiar vossas pessoas sobre o altar: pelo qual o mesmo sangue expiará a pessoa.

12Portanto, disse aos filhos de Israel: Nenhuma pessoa de vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós comerá sangue.

13E qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que recolher caça de animal ou de ave que seja de comer, derramará seu sangue e o cobrirá com terra:

14Porque a alma de toda carne, sua vida, está em seu sangue: portanto disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é seu sangue; qualquer um que a comer será eliminado.

15E qualquer um pessoa que comer coisa morta ou despedaçada por fera, tanto dos naturais como dos estrangeiros, lavará suas roupas e a si mesmo se lavará com água, e será impuro até à tarde; e se limpará.

16E se não os lavar, nem lavar sua carne, levará sua iniquidade.

Comentário

O capítulo 17 de Levítico nos apresenta uma profunda reflexão sobre a santidade e a reverência que devemos ter em relação ao sangue e à vida. A instrução de que os sacrifícios devem ser trazidos à porta do tabernáculo do testemunho ensina que Deus deseja um relacionamento íntimo e direto com Seu povo. Este não é apenas um ato ritualístico, mas uma expressão de fé e de entrega a um Deus que se importa profundamente com cada aspecto da vida de Seus filhos. Ao enfatizar que a vida está no sangue, somos lembrados da preciosa dádiva da vida que Deus nos concedeu e da seriedade com que devemos tratar os nossos atos de adoração e sacrifício. Jesus, em Sua entrega na cruz, nos mostrou o valor supremo do sangue, que agora nos purifica e nos reconcilia com o Pai.

Além disso, o fato de que os israelitas não deveriam sacrificar a não ser na presença de Deus também nos fala sobre a importância de direcionar nossa adoração e ações a Ele. Vivemos em um mundo repleto de distrações e ofertas que nos afastam da verdadeira adoração. O chamado para não sacrificar aos demônios é um convite a refletirmos sobre os ídolos modernos que podem roubar nosso coração e nossa devoção. Jesus nos chama a voltar nosso olhar para Ele, que é a fonte de toda verdade, beleza e bondade, e a nos afastar de tudo que nos desvia desse propósito sagrado.

Por fim, a proibição de comer sangue nos ensina sobre a vida e a morte de maneira mais ampla. A vida é sagrada, e somos chamados a honrar isso em nossas ações cotidianas. A mensagem de esperança que encontramos em Jesus é que, apesar de nossas falhas e transgressões, Ele nos oferece redenção e um novo começo. Ao buscarmos a pureza em nossos corações e vidas, podemos experimentar a transformação que vem da graça de Deus. Este capítulo, portanto, nos convida a uma vida de adoração autêntica, onde cada aspecto de nossas vidas é dedicado a glorificar o Senhor, que nos ama incondicionalmente e deseja que vivamos em plenitude e comunhão com Ele.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.