Josué 18

1E toda a congregação dos filhos de Israel se juntou em Siló, e assentaram ali o tabernáculo do testemunho, depois que a terra lhes foi sujeita.

2Mas haviam restado nos filhos de Israel sete tribos, às quais ainda não haviam repartido sua possessão.

3E Josué disse aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes para vir a possuir a terra que vos deu o SENHOR o Deus de vossos pais?

4Assinalai três homens de cada tribo, para que eu os envie, e que eles se levantem, e percorram a terra, e a descrevam conforme suas propriedades, e se voltem a mim.

5E a dividirão em sete partes: e Judá estará em seu termo ao sul, e os da casa de José estarão no seu ao norte.

6Vós, pois, demarcareis a terra em sete partes, e me trareis a descrição aqui, e eu vos lançarei as sortes aqui diante do SENHOR nosso Deus.

7Porém os levitas nenhuma parte têm entre vós; porque o sacerdócio do SENHOR é a herança deles: Gade também e Rúben, e a meia tribo de Manassés, já receberam sua herança da outra parte do Jordão ao oriente, a qual lhes deu Moisés servo do SENHOR.

8Então aqueles homens se levantaram e se foram; e Josué deu ordem aos que iam demarcar a terra, dizendo-lhes: Ide, percorrei a terra, e demarcai-a, e voltai a mim, para que eu vos lance as sortes aqui diante do SENHOR em Siló.

9Foram, pois, aqueles homens e passaram pela terra, demarcando-a por cidades em sete partes em um livro, e voltaram a Josué ao acampamento em Siló.

10E Josué lhes lançou as sortes diante do SENHOR em Siló; e ali repartiu Josué a terra aos filhos de Israel por suas porções.

11E tirou-se a sorte da tribo dos filhos de Benjamim por suas famílias: e saiu o termo de sua porção entre os filhos de Judá e os filhos de José.

12E foi o termo deles ao lado do norte desde o Jordão: e sobe aquele termo ao lado de Jericó ao norte; sobe depois ao monte até o ocidente, e vem a sair ao deserto de Bete-Áven:

13E dali passa aquele termo a Luz, pelo lado de Luz (esta é Betel) até o sul. E desce este termo de Atarote-Adar ao monte que está ao sul de Bete-Horom a de abaixo.

14E torna este termo, e dá volta ao lado do mar, ao sul até o monte que está diante de Bete-Horom ao sul; e vem a sair a Quriate-Baal, que é Quriate-Jearim, cidade dos filhos de Judá. Este é o lado do ocidente.

15E o lado do sul é desde a extremidade de Quriate-Jearim, e sai o termo ao ocidente, e sai à fonte das águas de Neftoa:

16E desce este termo ao fim do monte que está diante do vale do filho de Hinom, que está na campina dos gigantes até o norte: desce logo ao vale de Hinom, ao lado dos jebuseus ao sul, e dali desce à fonte de Rogel;

17E do norte torna e sai a En-Semes, e dali sai a Gelilote, que está diante da subida de Adumim, e descia à pedra de Boã, filho de Rúben:

18E passa ao lado que está diante da campina do norte, e desce às planícies:

19E torna a passar este termo pelo lado de Bete-Hogla até o norte, e vem a sair o termo à baía do mar Salgado ao norte, ao fim do Jordão ao sul. Este é o termo do sul.

20E o Jordão acaba este termo ao lado do oriente. Esta é a herança dos filhos de Benjamim por seus termos ao redor, conforme suas famílias.

21As cidades da tribo dos filhos de Benjamim, por suas famílias, foram Jericó, Bete-Hogla, e Emeque-Queziz,

22Bete-Arabá, Zemaraim, e Betel;

23E Avim, e Pará, e Ofra,

24E Quefar-Amonai, Ofni, e Geba; doze cidades com suas aldeias:

25Gibeão, Ramá, Beerote,

26E Mispá, Quefira, e Moza,

27Requém, Irpeel e Tarala,

28E Zela, Elefe, Jebus, que é Jerusalém, Gibeá, e Quiriate; catorze cidades com suas aldeias. Esta é a herança dos filhos de Benjamim, conforme suas famílias.

Comentário

O capítulo 18 do Livro de Josué nos apresenta um momento significativo na história de Israel, um tempo de transição e de conclusão de promessas. Após a conquista da terra prometida, ainda havia tribos que não haviam recebido suas porções. A reunião em Siló, onde o tabernáculo do testemunho estava estabelecido, simboliza a presença contínua de Deus entre o Seu povo. É um lembrete de que, mesmo nas etapas finais de um grande projeto, a presença divina e a orientação do Senhor são fundamentais. A pergunta de Josué, 'Até quando sereis negligentes para vir a possuir a terra que vos deu o SENHOR?', provoca uma reflexão profunda sobre a disposição do povo em receber as bênçãos que Deus já havia preparado para eles. Isso nos convida a considerar como, em nossas vidas, muitas vezes hesitamos em abraçar os dons que Deus nos oferece, não por falta de vontade, mas por distrações e incertezas que nos cercam.

A divisão da terra entre as tribos é um ato que, além de ser uma questão de justiça e ordem, também reflete a diversidade do povo de Deus. Cada tribo recebeu uma parte específica, projetada para atender às suas necessidades e habilidades. Aqui, encontramos uma bela ilustração da graça de Deus, que se manifesta em diferentes formas para diferentes pessoas. Assim como a herança da terra foi distribuída de forma equitativa, Deus também nos concede talentos, oportunidades e experiências únicas. Ao refletirmos sobre nossa própria herança espiritual, somos incentivados a buscar o propósito que Deus tem para nós e a reconhecer que cada um de nós é parte do Seu plano maior, onde todos têm um papel vital a desempenhar.

Por fim, a passagem nos convida a avaliar o que significa viver em plena possessão da herança que Deus nos deu. Em Cristo, temos acesso a uma herança eterna, que é muito mais rica do que qualquer terra prometida. Ele nos chama a não sermos negligentes, mas a assumir nossa identidade como filhos e filhas de Deus, prontos para reivindicar as promessas que nos foram feitas. Assim como Josué lançou sortes diante do Senhor em Siló, somos chamados a buscar a direção divina em nossas vidas, confiando que Ele nos guiará para o lugar que nos foi destinado. Que possamos, portanto, ser diligentes em nossa caminhada de fé, sempre buscando o que é verdadeiro, bom e belo, refletindo a luz de Cristo em cada aspecto de nossas vidas.

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