Jeremias 35

1Palavra que veio do SENHOR a Jeremias nos dias de Jeoaquim filho de Josias, rei de Judá, dizendo:

2Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do SENHOR, a uma das câmaras; e dá-lhes de beber vinho.

3Tomei então a Jazanias filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e todos da casa dos recabitas;

4E os levei à casa do SENHOR, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, a qual estava junto à câmara dos príncipes, que é acima da câmara de Maaseias filho de Salum, guarda da porta.

5E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças e copos cheios de vinho, e disse-lhes: Bebei vinho.

6Porém eles disseram: Não beberemos vinho; porque Jonadabe filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;

7Nem edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a tereis; em vez disso habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra onde vós peregrinais.

8E nós temos obedecido à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai; em tudo quanto ele nos mandou, de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nós, nem nossas mulheres, nossos filhos, e nossas filhas;

9Nem edificamos casas para nossa habitação; nem temos vinha, nem campo, nem sementeira.

10E habitamos em tendas, e [assim] temos obedecido e feito conforme a tudo quanto nos mandou Jonadabe nosso pai.

11Sucedeu, porém, que quando Nabucodonosor rei de Babilônia subiu a esta terra, dissemos: Vinde, e vamos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus e por causa do exército dos sírios; e [assim] ficamos em Jerusalém.

12Então veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:

13Assim diz o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém: Por acaso nunca aceitareis ensino para obedecer a minhas palavras? Diz o SENHOR.

14As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que mandou a seus filhos que não bebessem vinho, foram obedecidas; pois não o beberam até hoje, por terem ouvido ao mandamento de seu pai; e eu vos tenho falado, insistindo em falar, mas vós não me ouvistes.

15E enviei a vós a todos os meus servos, os profetas, insistindo em enviá-los, para dizerem: Convertei-vos agora cada um de seu mal caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para lhes servi-los, e assim vivereis na terra que dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes vossos ouvidos, nem me obedecestes.

16Dado que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que lhes mandou, mas este povo não me tem obedece,

17Portanto assim diz o SENHOR Deus dos exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois eu lhes falei, mas não ouviram; eu os chamei, mas não responderam.

18E disse Jeremias aos da casa dos recabitas: Assim diz o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel: Por obedecerdes ao mandamento de Jonadabe vosso pai, e guardardes todos os seus mandamentos, e fizerdes conforme a tudo quanto ele vos mandou,

19Portanto, assim diz o SENHOR dos exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem [da descendência] de Jonadabe, filho de Recabe, que esteja diante de minha presença, todos os dias.

Comentário

O capítulo 35 do livro de Jeremias é um poderoso testemunho da fidelidade e da obediência. Através do exemplo dos Recabitas, que se mantiveram firmes nas instruções de seu pai Jonadabe, Deus nos convida a refletir sobre nossa própria disposição em ouvir e seguir Sua voz. Enquanto os Recabitas se abstiveram de vinho e viveram como peregrinos, demonstrando um compromisso inabalável com a tradição familiar, o povo de Judá, por outro lado, ignorou repetidos apelos de Deus para se converter e retornar ao caminho da justiça. Essa narrativa nos confronta com a pergunta: até que ponto estamos dispostos a obedecer a Deus em um mundo repleto de distrações e tentações?

Neste contexto, a mensagem de Jeremias se torna ainda mais relevante. A obediência dos Recabitas é uma ilustração viva de como a verdade e a sabedoria podem ser encontradas em pequenos atos de fidelidade. Eles nos ensinam que as promessas de Deus podem ser consolidadas em nossa vida não apenas pelas grandes decisões, mas nas pequenas escolhas diárias que refletem nosso caráter e nossa fé. Ao contrário do povo de Judá, que se afastou de Deus, os Recabitas permaneceram firmes, e esta fidelidade foi recompensada com uma promessa de continuidade diante de Deus, mostrando que a verdadeira herança se encontra na nossa relação com o Criador.

Assim, ao contemplarmos este capítulo, somos convidados a buscar a beleza e a verdade nas palavras de Cristo, que nos chama a viver em obediência e amor. Como o próprio Jesus nos ensinou, cada decisão que tomamos deve ser pautada pelo amor a Deus e ao próximo. Que possamos aprender com os Recabitas e, ao mesmo tempo, abrir nossos corações para a graça de Deus, que nos chama a uma vida transformadora. Ele deseja que vivamos em comunhão com Ele, refletindo Sua luz no mundo, fazendo da obediência um ato de amor e confiança. Que possamos ser, assim como os Recabitas, testemunhas de fé inabalável em tempos de incerteza.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.