Ezequiel 39

1Tu pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe-chefe de Meseque e Tubal;

2Eu te virarei, te arrastarei, te farei subir das regiões do norte, e te trarei sobre os montes de Israel;

3Tirarei teu arco de tua mão esquerda, e farei cair tuas flechas de tua mão direita.

4Nos montes de Israel cairás tu, todas tuas tropas, e os povos que estão contigo; eu te dei como alimento para toda ave e todo pássaro de asas, e aos animais do campo.

5Sobre a face do campo cairás; porque [assim] eu falei, diz o Senhor DEUS.

6E enviarei fogo em Magogue, e sobre os que habitam em segurança nas terras costeiras; e saberão que eu sou o SENHOR.

7E farei notório meu santo nome no meio de meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel.

8Eis que [isto] vem e acontecerá, diz o Senhor DEUS; este é o dia do qual tenho falado.

9E os moradores das cidades de Israel sairão, e acenderão fogo e queimarão armas, escudos grandes e pequenos, arcos, flechas, bastões de mão, e lanças; e as queimarão no fogo por sete anos.

10E não trarão lenha do campo, nem [a] cortarão dos bosques; em vez disso, queimarão as armas no fogo; e tomarão daqueles que deles tomaram, despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS.

11E será naquele tempo, que ali darei a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, e este será um obstáculo aos que passarem; e ali sepultarão a Gogue e a toda sua multidão; e o chamarão de “o vale da multidão de Gogue”.

12E durante sete meses a casa de Israel os enterrará para purificar a terra.

13Pois todo o povo do país os enterrará, e será notório para eles o dia [em que] eu for glorificado, diz o Senhor DEUS.

14E separarão homens para que continuamente percorram a terra [de Israel] , e enterrem aos passantes que restaram sobre a face da terra, para que purifiquem; ao fim de sete meses completarão a busca.

15E os que passam pela terra, caso passem e vejam [algum] osso humano, levantará junto a ele um marco, até que os coveiros o enterrem no vale da multidão de Gogue.

16E também o nome da cidade será Hamoná; assim purificarão a terra.

17Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS; Dize às aves, a todos os pássaros, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos, e vinde; reuni-vos de todas partes ao meu sacrifício que eu sacrifiquei por vós, um sacrifício grande nos montes de Israel; comei carne, e bebei sangue.

18Comereis carne de guerreiros, e bebereis sangue de príncipes da terra; de carneiros, de cordeiros, de bodes, e de bezerros, todos eles cevados de Basã.

19E comereis gordura até vos fartardes, e bebereis sangue até vos embebedardes, do meu sacrifício que eu sacrifiquei por vós.

20E vos fartareis à minha mesa, de cavalos, de cavaleiros, de guerreiros, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor DEUS.

21E porei minha glória entre as nações; e todas as nações verão meu julgamento que fiz, e minha mão que pus sobre elas.

22E daquele dia em diante a casa de Israel saberá que eu sou o SENHOR seu Deus.

23E as nações saberão que os da casa de Israel foram levados ao cativeiro por sua [própria] maldade, porque se rebelaram contra mim; então escondi meu rosto deles, e os entreguei na mão de seus adversários, e todos caíram à espada.

24Conforme a imundície deles e conforme suas rebeliões eu fiz com eles; e deles escondi meu rosto.

25Portanto assim diz o Senhor DEUS: Agora restaurarei Jacó de seu infortúnio, terei misericórdia de toda a casa de Israel, e zelarei por meu santo nome.

26Quando eles tiverem levado sobre si sua vergonha, e toda sua rebeldia com que se rebelaram contra mim, quando habitarem seguros em sua terra, e não houver quem os espante;

27Quando eu trouxé-los de volta dos povos, e os juntar das terras de seus inimigos, e for eu santificado neles diante dos olhos de muitas nações.

28Então saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, porque eu os fiz serem levados em cativeiro entre as nações, e os ajuntarei de volta em sua terra, sem deixar mais nenhum deles lá.

29Nem esconderei mais deles meu rosto; pois derramarei meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.

Comentário

O capítulo 39 de Ezequiel é uma poderosa declaração da soberania de Deus sobre as nações e um profundo lembrete sobre a restauração e redenção do Seu povo. Ao profetizar contra Gogue, o Senhor não apenas anuncia a derrota dos adversários de Israel, mas também assegura que Sua glória será manifestada diante de todas as nações. A imagem das aves e animais se alimentando dos guerreiros derrotados é um símbolo de que a justiça de Deus prevalecerá e que o mal não terá a última palavra. Essa visão nos convida a refletir sobre como, mesmo em tempos de adversidade, podemos confiar que Deus está trabalhando para restaurar a justiça e a paz em nosso mundo, um tema que ecoa fortemente nos ensinamentos de Jesus, que veio para nos dar vida em abundância.

Nos versículos finais, encontramos uma mensagem de esperança e renovação. Deus promete restaurar Jacó, trazer de volta os exilados e derramar Seu Espírito sobre o povo. Essa promessa é um eco da graça divina, que se manifesta não apenas na história de Israel, mas também em nossas vidas hoje. Jesus, em Sua essência, é o cumprimento dessa promessa de restauração. Ele nos convida a deixar para trás nossas vergonhas e rebeldias, e a experimentar a plenitude de Sua misericórdia. Quando reconhecemos nossa dependência d'Ele, somos lembrados de que não estamos definidos por nossos erros, mas pelo amor redentor de Deus.

Portanto, ao meditarmos sobre Ezequiel 39, somos convidados a buscar a verdadeira transformação em Cristo. Em um mundo que muitas vezes parece caótico e sem esperança, podemos nos ancorar na certeza de que Deus é fiel e que Seu plano de restauração está em andamento. Que possamos, assim como o povo de Israel, abrir nossos corações para a ação do Espírito Santo, permitindo que Ele nos purifique e nos prepare para viver em segurança e em paz, sabendo que somos amados e que temos um propósito divino a cumprir. A beleza da mensagem de Ezequiel reside na certeza de que, independentemente das circunstâncias, podemos confiar na graça e na bondade de Deus, que nos chama a sermos portadores de Sua luz e esperança neste mundo.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.