Colossenses 4

1Senhores, procedei de maneira justa e imparcial com os [vossos] servos, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus.

2Perseverai na oração, vigiando nela com gratidão.

3Orai também ao mesmo tempo por nós, para que Deus nos abra uma porta para a palavra, para que falemos do mistério de Cristo, [mistério] pelo qual estou preso.

4Para que eu o anuncie claramente, como devo falar.

5Convivei com sabedoria com os que estão de fora, aproveitando o tempo oportuno.

6A vossa palavra [seja] sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como deveis responder a cada um.

7Tíquico, irmão amado, fiel trabalhador e colaborador no Senhor, vos fará saber tudo o que vem acontecendo comigo.

8Foi para isso que eu o enviei até vós, para que saiba como estais, e console os vossos corações.

9Juntamente com ele [está] Onésimo, irmão fiel e amado, que é um de vós. Eles vos farão saber tudo o que está havendo por aqui.

10Aristarco, que está preso comigo, vos saúda; e também Marcos, primo de Barnabé. Acerca dele, já recebestes ordens; se ele for até vós, recebei-o.

11E também Jesus, chamado Justo. Dentre os circuncisos, esses [são] os únicos cooperadores [meus] no Reino de Deus, e têm sido consolação para mim.

12Epafras, que é um de vós, servo de Cristo, vos saúda. Ele sempre luta por vós em orações, para que fiqueis íntegros e plenos em toda a vontade de Deus.

13Pois dou testemunho dele de que ele tem grande zelo por vós, pelos que [estão] em Laodiceia, e pelos que [estão] em Hierápolis.

14Lucas, o médico amado, vos saúda; e também Demas.

15Saudai aos irmãos que [estão] em Laodiceia, e também a Ninfas, e à igreja que está na casa dele.

16E depois que esta carta for lida entre vós, fazei que ela também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vós leiais também a de Laodiceia.

17E dizei a Árquipo: Presta atenção ao trabalho que recebeste do Senhor, para que o cumpras.

18[Esta] saudação [é] da minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça [esteja] convosco. Amém. (Escrita de Roma aos colossenses, e enviada por Tíquico e Onésimo.)

Comentário

O capítulo 4 de Colossenses nos convida a refletir sobre a natureza das relações humanas à luz do ensinamento de Cristo. Paulo começa lembrando aos senhores a importância de agir com justiça e imparcialidade, reconhecendo que todos somos servos diante do Senhor. Esta mensagem ressoa profundamente em nossos dias, onde as relações de poder podem facilmente se tornar opressivas. Ao considerarmos a dignidade do outro como um reflexo da imagem de Deus, somos desafiados a cultivar uma ética de amor e respeito, enfatizando que cada ato de bondade, por menor que seja, é uma expressão da graça que recebemos em Cristo. É um chamado à justiça, que deve permear todas as nossas interações, lembrando-nos de que somos todos iguais aos olhos do Senhor.

A exortação de Paulo para perseverarmos na oração e na vigilância é uma poderosa lembrança da importância da comunhão com Deus em nossas vidas. A oração não é apenas um momento de pedir, mas um espaço para cultivar gratidão e estar atento ao que está ao nosso redor. A busca pela sabedoria em nossas conversas com aqueles que estão fora da comunidade de fé é um convite para vivermos de maneira intencional, aproveitando cada oportunidade para testemunhar do amor de Cristo. Nossas palavras devem ser temperadas com graça, refletindo a beleza e a bondade que encontramos na mensagem do Evangelho. Assim, não apenas compartilhamos informações, mas também convidamos outros a experimentar a transformação que vem da graça de Deus.

Por fim, as saudações e encorajamentos que Paulo oferece aos colaboradores que estão em sua jornada de fé nos lembram que a vida cristã é uma jornada comunitária. A intercessão de Epafras, o cuidado de Tíquico e a fidelidade de Onésimo revelam a importância da comunidade em nossa vida espiritual. Cada um de nós tem um papel a desempenhar no fortalecimento dos outros, e devemos valorizar esses laços que nos unem. Assim, ao encerrarmos nossa leitura deste capítulo, somos chamados a viver com esperança e propósito, sabendo que em Cristo somos parte de algo maior: um corpo que se edifica mutuamente na fé, na oração e na ação, sempre buscando a verdade, o bem e o belo que encontramos em nosso Senhor.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.