Apocalipse 1
1Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar a seus servos as coisas que devem acontecer em breve; e as enviou por meio de seu anjo, e as informou ao seu servo João.
2O qual deu testemunho da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que ele viu.
3Bem-aventurado [é] aquele que lê, e [também] os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas nela escritas; porque o tempo [está] próximo.
4João, às sete igrejas que estão na Ásia. Graça e paz sejam convosco, [provenientes] daquele que é, e que era, e que virá; e dos sete Espíritos que estão diante do trono dele;
5E de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos, e Chefe dos reis da terra; àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados;
6E nos fez reis e sacerdotes a Deus e seu Pai; a ele [seja] a glória e o poder para todo o sempre, Amém!
7Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o perfuraram; e todas as tribos da terra lamentarão sobre ele. Sim! Amém!
8“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim”,diz o Senhor, que é, e que era, e que virá, o Todo-Poderoso.
9Eu, João, (que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no Reino, e [na] paciência de Jesus Cristo), estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e por causa do testemunho de Jesus Cristo.
10No dia do Senhor, eu fui [arrebatado] em espírito, e atrás de mim eu ouvi uma grande voz, como de trombeta,
11Dizendo: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último; e o que tu estás vendo, escreve em um livro, e envia às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia”.
12E eu me virei para ver a voz que tinha falado comigo; e ao me virar, vi sete castiçais de ouro;
13E no meio dos sete castiçais, um semelhante a [o] Filho do homem, vestido até os pés de uma roupa comprida, e o tórax envolvido com um cinto de ouro;
14E a cabeça e os cabelos dele eram brancos como a lã, brancos como a neve; e seus olhos como chama de fogo;
15E os pés dele semelhantes a um metal valioso e reluzente, e ardentes como em fornalha; e a voz dele, como de muitas águas.
16E tinha em sua [mão] direita sete estrelas; e de sua boca saía uma espada aguda de dois fios; e seu rosto como o sol brilhando em sua força.
17E quando eu o vi, cai aos pés dele como que morto; e ele pôs sua mão direita sobre mim, [e] me disse: “Não temas; eu sou o primeiro e o último;
18eu [sou] o que vivo, e fui morto; e eis que eu vivo para todo o sempre; Amém. E eu tenho as chaves do Xeol e da morte.
19Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que estão para acontecer;
20O mistério das sete estrelas, que viste em minha [mão] direita, e os sete castiçais de ouro: as sete estrelas são os anjos [ou mensageiros] das sete igrejas; e os sete castiçais que viste, são as sete igrejas.
Comentário
O capítulo 1 do Livro do Apocalipse nos introduz a uma revelação poderosa e transformadora de Jesus Cristo, o Alfa e o Ômega, que nos lembra da Sua soberania sobre toda a criação. A carta é dirigida a João, um fiel servo que, apesar de suas aflições, é chamado a testemunhar a verdade que lhe foi confiada. Essa realidade nos convida a refletir sobre o nosso papel como testemunhas da Palavra de Deus em um mundo muitas vezes mergulhado na escuridão. A bênção prometida àqueles que lêem, ouvem e guardam as palavras dessa profecia é um lembrete de que a mensagem de Cristo é viva e ativa, capaz de transformar corações e trazer esperança. O chamado à bem-aventurança é uma oportunidade de nos engajarmos profundamente com a mensagem do Evangelho e de nos deixarmos moldar por ela.
João, ao descrever a visão de Jesus entre os castiçais, revela não apenas a majestade do Filho do Homem, mas também a intimidade de sua presença entre as igrejas. A imagem poderosa de Cristo, com seus olhos como chama de fogo e sua voz como de muitas águas, nos lembra da santidade de Deus e do Seu cuidado constante por nós. Ele não é apenas um juiz; Ele é aquele que nos ama e nos purifica de nossos pecados. Ao nos fazer reis e sacerdotes, Jesus nos confere uma identidade nova e um propósito: ser luz em meio às trevas. Esta é uma convocação à ação e ao compromisso, pois somos chamados a ser canais de Sua graça e amor neste mundo.
Por fim, ao receber a confirmação de que Jesus possui as chaves da morte e do inferno, somos imbuídos de uma esperança inabalável. Não importa quão sombrias as circunstâncias possam parecer, temos a certeza de que a vitória já foi conquistada. A ressurreição de Cristo é a garantia de que a vida triunfará sobre a morte, e isso nos dá coragem para enfrentar os desafios da vida. Que este primeiro capítulo do Apocalipse nos inspire a buscar a verdade, o bem e o belo que estão em Cristo, renovando nosso compromisso de viver de acordo com Seus ensinamentos e de espalhar a luz da sua mensagem redentora a todos ao nosso redor.
Perguntas Frequentes: Apocalipse 1
Apocalipse 1:1 apresenta a revelação de Jesus Cristo, que foi dada a João para mostrar aos servos de Deus o que deve acontecer em breve.
Apocalipse 1 nos ensina sobre a majestade de Cristo ressuscitado e glorificado, que governa sobre todas as coisas, e nos chama a viver na expectativa de sua volta.
Apocalipse 1:7 diz que Jesus virá nas nuvens, e todo olho o verá, inclusive aqueles que o traspassaram, e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele.
Essa frase em Apocalipse 1 refere-se a Deus como eterno, soberano sobre o passado, presente e futuro, sendo o Alfa e o Ômega, o início e o fim de todas as coisas.
A mensagem central de Apocalipse 1 é a revelação de Jesus Cristo como o Senhor glorificado, que está no controle da história e que retornará em poder e glória.
Apocalipse 1:3 diz que bem-aventurados são aqueles que leem e ouvem as palavras da profecia e guardam o que nela está escrito, pois o tempo está próximo. Isso enfatiza a importância de se atentar à mensagem profética e viver de acordo com a vontade de Deus.
Título do Anúncio
Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.