1ª Tessalonicenses 4

1Portanto, irmãos, no restante, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que, assim como recebestes de nós como deveis andar e agradar a Deus, que façais [assim] cada vez mais.

2Pois vós sabeis quais mandamentos vos demos pelo Senhor Jesus.

3Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que não pratiqueis pecado sexual;

4que cada um de vós saiba ser ter o seu instrumento em santidade e honra;

5não na paixão do desejo malicioso, como os gentios que não conhecem Deus.

6Ninguém oprima ou engane ao seu irmão nisso, porque o Senhor é vingador de todas essas coisas, como também antes vos dissemos e demos testemunho.

7Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santificação.

8Portanto quem rejeita [isso] , rejeita não ao ser humano, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

9Mas quanto ao amor fraternal, não precisais que eu vos escreva, pois vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.

10Pois, de fato, [já] fazeis assim a todos os irmãos de toda a Macedônia. Porém, irmãos, vos exortamos que façais[isso] ainda mais.

11E procurai viver quietos, trantando dos vossos próprios assuntos, e trabalhando com as vossas próprias mãos, como já vos mandamos;

12para que andeis de maneira respeitosa com os que estão de fora, e não necessiteis de nada.

13Mas irmãos, não quero que desconheçais acerca dos que morreram, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.

14Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que morreram em Jesus, Deus os trará de volta com ele.

15Pois dizemos isto pela palavra do Senhor, que nós, os que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, não iremos antes dos que morreram.

16Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande aclamação, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17Em seguida nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor no ar, e assim estaremos com o Senhor para sempre.

18Portanto consolai-vos uns aos outros com essas palavras.

Comentário

O capítulo 4 de 1ª Tessalonicenses é um convite à santidade e à esperança, ecoando o chamado de Deus para uma vida que reflete Seu amor e Sua verdade. Paulo, com ternura e autoridade, exorta os irmãos a viverem de acordo com os ensinamentos que receberam, enfatizando que a vontade de Deus para cada um de nós é a santificação. Em um mundo onde as paixões desenfreadas podem facilmente desviar o coração, somos lembrados de que nosso corpo é um instrumento sagrado, destinado a glorificar a Deus. A pureza não é apenas uma questão de moralidade, mas um reflexo da nossa relação com o Criador, que nos chama para uma vida de honra, em vez de se deixar levar pelas correntes do pecado que nos cercam. Assim, somos desafiados a buscar cada vez mais uma vida que agrade a Deus, reconhecendo que essa busca é um testemunho do nosso amor por Ele e pelo próximo.

A mensagem de amor fraternal, que permeia o capítulo, é uma demonstração de como a vida em comunidade deve ser marcada pelo cuidado e pela edificação mútua. Paulo menciona que os tessalonicenses já estão praticando o amor uns pelos outros, mas os incentiva a fazê-lo ainda mais. Isso nos ensina que o amor não é uma ação estática, mas um movimento contínuo de crescimento e aprofundamento em nossos relacionamentos. Ao nos dedicarmos a amar de maneira genuína, refletimos a essência de Cristo, que nos amou de forma sacrificial. A prática desse amor nos une e nos fortalece, criando um ambiente onde a graça pode fluir e onde a esperança se renova diariamente.

Por fim, a esperança da ressurreição é uma das mensagens mais poderosas deste capítulo. Paulo nos assegura que, assim como Jesus venceu a morte, também nós, que crermos Nele, seremos restaurados em Sua vinda. Essa promessa de um reencontro glorioso com aqueles que amamos é um bálsamo para nossas almas, especialmente em tempos de dor e perda. A certeza de que a morte não tem a palavra final nos encoraja a viver com propósito, sabendo que, em Cristo, temos uma esperança que transcende as circunstâncias. Portanto, ao nos consolarmos com essas palavras, somos convidados a viver com os olhos fixos na eternidade, buscando a beleza e a verdade que encontramos em Jesus, enquanto caminhamos juntos em amor e santidade neste mundo.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.