Ezequiel 48
1E estes são os nomes das tribos: Desde o extremo norte, do lado do caminho de Hetlom, vindo para Hamate, Hazar-Enom, ao limite de Damasco, para o norte, ao lado de Hamate; sendo seus extremos do oriente e do ocidente: esta é a porção de Dã.
2Junto ao limite de Dã, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Aser.
3Junto ao limite de Aser, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Naftali.
4Junto ao limite de Naftali, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Manassés.
5Junto ao limite de Manassés, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Efraim.
6Junto ao limite de Efraim, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Rúben.
7Junto ao limite de Rúben, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Judá.
8E junto ao limite de Judá, desde o lado do oriente até o lado do ocidente, será a oferta que reservareis, de vinte e cinco mil [canas] de largura, e de comprimento, como uma das [demais] partes, desde o lado do oriente até o lado do ocidente; e o santuário estará no meio dela.
9A oferta que reservareis ao SENHOR será de vinte e cinco mil [canas] de comprimento e dez mil de largura.
10E ali será a oferta santa dos sacerdotes, de vinte e cinco mil [canas] ao norte, dez mil de largura ao ocidente, dez mil de largura ao oriente, e de vinte e cinco mil de comprimento ao sul; e o santuário do SENHOR estará no meio dela.
11Será para os sacerdotes santificados dos filhos de Zadoque, que guardaram minha ordem, que não se desviaram quando os filhos de Israel se desviaram, como se desviaram os [outros] levitas.
12Eles terão uma oferta da oferta da terra, a parte santíssima, junto ao limite dos levitas.
13E o Levitas terão na vizinhança do limite dos sacerdotes vinte e cinco mil [canas] de comprimento e de dez mil de largura; todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura dez mil.
14Não venderão disto, nem trocarão, nem transferirão as primícias da terra, pois é coisa consagrada ao SENHOR.
15E as cinco mil [canas] de largura que restam das vinte e cinco mil, serão de uso comum para a cidade, para habitação e arredores; e a cidade estará no meio delas.
16E estas serão suas medidas: o lado norte quatro mil e quinhentas [canas] , o lado sul quatro mil e quinhentas, o lado do oriente quatro mil e quinhentas, e o lado do ocidente quatro mil e quinhentas.
17E o arrebaldes da cidade serão ao norte de duzentas e cinquenta [canas] , ao sul de duzentas e cinquenta, ao oriente de duzentas e cinquenta, e ao ocidente de duzentas e cinquenta.
18E quanto ao que restar do comprimento, na vizinhança da oferta santa, será dez mil [canas] ao oriente e dez mil ao ocidente, que será vizinho à oferta santa; sua produção será alimento dos trabalhadores da cidade.
19E os trabalhadores da cidade, de todas as tribos de Israel, trabalharão nela.
20Toda a oferta será de vinte e cinco mil [canas] por vinte e cinco mil, em quadrado; reservareis a oferta santa, com a propriedade da cidade.
21E o que restar será para o príncipe, de um lado e do outro da oferta santa, e da propriedade da cidade, desde a distância de vinte e cinco mil [canas] da oferta, até o extremo oriente, e ao ocidente desde a distância de vinte e cinco mil [canas] da oferta até o extremo ocidente, na vizinhança das porções [das tribos] , será para o príncipe; e a oferta santa, e o santuário da casa será no meio dela.
22E desde a propriedade dos Levitas, e desde a propriedade da cidade, [será] no meio daquilo que pertencerá ao príncipe. Entre o limite de Judá e o limite de Benjamim será para o príncipe.
23E quanto às demais tribos: desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Benjamim.
24E junto ao limite de Benjamim, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Simeão.
25E junto ao limite de Simeão, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Issacar.
26E junto ao limite de Issacar, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Zebulom.
27E junto ao limite de Zebulom, desde o extremo oriente até o extremo ocidente: esta é a porção de Gade.
28E junto ao limite de Gade, ao sul, no lado sul, será o limite desde Tamar até as águas das inimizades de Cades, junto ao ribeiro, até o grande mar.
29Esta é a terra que repartireis em herança às tribos de Israel, e estas são suas porções,diz o Senhor DEUS.
30E estas são as saídas da cidade: ao lado norte quatro mil e quinhentos [côvados] de medida.
31E as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel; três portas ao norte: uma porta de Rúben, uma porta de Judá, [e] uma porta de Levi.
32E ao lado do oriente quatro mil e quinhentos [côvados] , e três portas: uma porta de José, uma porta de Benjamim, [e] uma porta de Dã.
33E ao lado sul quatro mil e quinhentos [côvados] de medida, e três portas: uma porta de Simeão, uma porta de Issacar, [e] uma porta de Zebulom.
34E ao lado do ocidente quatro mil e quinhentos [côvados] ,[e] suas três portas: uma porta de Gade, uma porta de Aser, [e] uma porta de Naftali.
35Ao redor terá dezoito mil [côvados] . E o nome da cidade desde [aquele] dia será: O SENHOR Está Ali.
Comentário
O capítulo 48 do livro de Ezequiel apresenta uma visão detalhada da nova terra prometida, onde cada tribo de Israel recebe sua porção. Esta distribuição não é apenas uma questão de geografia, mas reflete o cuidado e a provisão de Deus para o Seu povo. Ao descrever as porções das tribos e a centralidade do santuário, Ezequiel enfatiza a importância da adoração e da presença de Deus em meio ao Seu povo. A cidade, que será chamada "O SENHOR Está Ali", simboliza a morada de Deus entre nós, um lembrete profundo de que a verdadeira esperança e transformação vêm da Sua presença constante em nossas vidas. Essa imagem nos convida a refletir sobre nosso próprio espaço espiritual e a importância de manter o Senhor em nosso centro.
As dimensões e a organização da nova terra podem parecer meramente técnicas, mas elas nos falam sobre a ordem divina e a beleza na criação. Deus não apenas fornece sustento físico, mas também um lugar de pertencimento e identidade. Cada tribo, cada parte da terra tem um propósito e um significado. Esse cuidado minucioso reflete o amor de Deus por cada um de nós, reconhecendo nossas individualidades e ainda assim nos unindo em um só corpo. Em Cristo, somos parte de uma nova criação, onde encontramos nosso lugar na família de Deus, além de qualquer divisão ou fragmentação que o mundo possa nos impor.
Ao contemplar a descrição dessa nova Jerusalém, somos chamados a viver com a expectativa e a esperança de que o Reino de Deus está entre nós. A promessa de que Deus está presente e que Ele é nosso refúgio se torna um convite à transformação pessoal. Assim como os israelitas eram chamados a ser santos e separados, nós também somos desafiados a buscar a santidade e a refletir a luz de Cristo em nossas vidas. Ao fazermos isso, não só encontramos nosso verdadeiro propósito, mas também nos tornamos instrumentos de paz e amor em um mundo que desesperadamente precisa de ambos. Que possamos, portanto, abrir nossos corações a essa realidade e permitir que o Senhor habite em nós, transformando-nos e guiando-nos em cada passo do caminho.
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