Ezequiel 15

1E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2Filho do homem, em que é a madeira da videira é melhor que toda madeira? [Ou] o que é o sarmento entre as madeiras do bosque?

3Por acaso tomam dele madeira para fazer alguma obra? Toma-se dele alguma estaca para pendurar nela algum vaso?

4Eis que é posto no fogo para ser consumido; suas duas pontas o fogo consome, e seu meio fica queimado. Por acaso serviria para alguma obra?

5Eis que quando estava inteiro não se fazia [dele] obra; menos ainda depois de consumido pelo fogo, tendo se queimado, servir para obra alguma.

6Portanto assim diz o Senhor DEUS: Tal como a madeira da videira entre as madeiras do bosque, a qual entreguei ao fogo para que seja consumida, assim entregarei os moradores de Jerusalém.

7Pois porei meu rosto contra eles; ainda que tenham saído do fogo, o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o SENHOR, quando tiver posto meu rosto contra eles.

8E tonarei a terra em desolação, pois transgrediram gravemente,diz o Senhor DEUS.

Comentário

O capítulo 15 de Ezequiel nos apresenta uma poderosa alegoria sobre a madeira da videira, simbolizando a fragilidade e a futilidade de confiar em algo que não tem valor intrínseco. Através da pergunta retórica de Deus, somos levados a refletir sobre a verdadeira essência das coisas que valorizamos em nossas vidas. Assim como a videira, que não serve para construir ou sustentar, muitas vezes nos apegamos a coisas temporais e superficiais, esquecendo-nos da profundidade e da beleza que se encontram em Deus e em Seu amor. Este chamado à reflexão nos desafia a reavaliar o que realmente fundamenta nossas esperanças e aspirações, convidando-nos a buscar o que é eterno e verdadeiro, que só pode ser encontrado em Cristo.

A mensagem de Ezequiel também nos confronta com a realidade das consequências do pecado e da desobediência. Quando Deus diz que entregará os moradores de Jerusalém ao fogo, Ele não apenas expressa Seu juízo, mas também Seu profundo anseio por um relacionamento verdadeiro com Seu povo. A desolação que se segue à transgressão é um lembrete da separação que o pecado causa entre nós e o Criador. No entanto, mesmo neste cenário sombrio, encontramos a esperança que resplandece nas promessas de Deus. Ele não deseja a nossa destruição, mas a nossa transformação. Através de Cristo, temos a oportunidade de sermos renovados e restaurados, permitindo que a graça divina nos molde e nos conduza a uma vida abundante.

Por fim, este capítulo nos convida a reconhecer que, sem Deus, somos como a madeira da videira, incapazes de produzir frutos que perdurem. Assim como Jesus nos ensina em João 15, a verdadeira videira, somente permanecendo Nele, podemos dar frutos que glorificam o Pai. Através da conexão com Cristo, encontramos propósito, beleza e a capacidade de viver com integridade e amor. Que este chamado à reflexão nos inspire a nos afastar das coisas que não duram e a nos apegar à vida que é plena em Jesus, aquele que promete transformar nossas vidas, trazendo esperança e uma nova visão de futuro, onde a beleza do amor divino se manifesta em cada aspecto de nossa existência.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.