Ezequiel 8

1E sucedeu no sexto ano, no sexto [mês] , aos cinco do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá estavam sentados diante de mim, que ali a mão do Senhor DEUS caiu sobre mim .

2E olhei, e eis uma semelhança, com aparência de fogo; desde a aparência de sua cintura para baixo, era fogo; e desde sua cintura para cima, com a aparência de um resplendor, como a cor de âmbar.

3E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos de minha cabeça; e o espírito me levantou entre a terra e o céu, e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, até a entrada da porta de dentro que está voltada ao norte, onde estava o lugar da imagem do ciúme, que provoca ciúme.

4E eis que a a glória do Deus de Israel estava ali, conforme a visão que eu tinha visto no vale.

5E disse-me: Filho do homem, levanta agora teus olhos para o norte. E levantei meus olhos para o norte, e eis que a imagem do ciúme estava ao lado norte, junto à porta do altar, na entrada.

6Então me disse: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para me afastar de meu santuário? Porém ainda voltarás a ver abominações maiores.

7E levou-me à porta do pátio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede.

8E disse-me: Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.

9Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.

10E entrei, e olhei, e eis toda figura de répteis, e animais abomináveis, e todos os ídolos da casa de Israel, que estavam pintados na parede ao redor.

11E diante deles estavam setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias filho de Safã, que estava no meio deles, cada um com seu incensário em sua mão; e uma espessa nuvem de perfume subia.

12Então me disse: Filho do homem, viste as coisas que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um em suas câmaras pintadas? Pois eles dizem: O SENHOR não nos vê; o SENHOR abandonou a terra.

13E disse-me: Ainda voltarás a ver abominações maiores que estes fazem.

14E me levou à entrada da porta da casa do SENHOR, que está ao lado norte; e eis ali mulheres que estavam sentadas, chorando a Tamuz.

15Então me disse: Viste [isto] , filho do homem? Ainda voltarás a ver abominações maiores que estas.

16E ele me levou ao pátio de dentro da casa do SENHOR; e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, com suas costas voltadas ao templo do SENHOR e seus rostos ao oriente, e eles se prostravam ao oriente, para o sol.

17Então me disse: Viste [isto] ,filho do homem? Por acaso é pouco para a casa de Judá fazer as abominações que fazem aqui? Pois eles têm enchido a terra de violência, e voltam a irritar-me, porque eis que põem o ramo em suas narinas.

18Por isso eu também os tratarei com furor; meu olho não poupará, nem terei compaixão; e ainda que gritem em meus ouvidos com alta voz, mesmo assim não os ouvirei.

Comentário

O capítulo 8 do livro de Ezequiel nos apresenta uma visão poderosa e perturbadora da apostasia do povo de Israel, revelando a profunda tristeza de Deus diante das abominações que ocorrem em Seu templo. Ezequiel é levado em uma experiência sobrenatural que o transporta a Jerusalém, onde testemunha a degradação espiritual que aflige a casa de Deus. Essa visão é um chamado à reflexão sobre a seriedade do pecado e as consequências da idolatria, que nos afastam da presença divina. A imagem do 'ciúme' que provoca o afastamento do Senhor nos convida a avaliar a nossa própria vida: o que tem ocupado o lugar que pertence a Deus em nosso coração? Quais são as 'abominações' que, de maneira sutil, podem estar nos afastando de um relacionamento íntimo com o Criador?

À medida que Ezequiel testemunha práticas como o culto a ídolos e as abominações nas câmaras secretas dos anciãos, somos confrontados com a realidade de que, muitas vezes, buscamos satisfação e segurança em coisas passageiras, esquecendo que somente em Cristo encontramos a verdadeira paz e alegria. A visão também ressoa com a mensagem de Jesus, que nos exorta a buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, prometendo que todas as coisas nos serão acrescentadas. Assim como os israelitas acreditavam que Deus os havia abandonado, também podemos ser tentados a pensar que Ele está distante de nós. No entanto, é em Cristo que encontramos a certeza de Sua presença constante e amorosa, que nos chama ao arrependimento e à renovação.

Finalmente, a mensagem de esperança e transformação que permeia o livro de Ezequiel nos lembra que, mesmo em meio à desolação, Deus não desiste de Seu povo. Através de Cristo, somos convidados a voltar para Ele, a nos arrepender e a nos reconciliar. A glória de Deus, que outrora se afastou devido ao pecado, pode novamente habitar em nosso coração quando nos voltamos para Ele em sinceridade. Que possamos, portanto, buscar o que é verdadeiro, bom e belo na Palavra de Deus e na vida de Jesus, permitindo que Sua luz ilumine as áreas escuras de nossa vida, trazendo cura e restauração.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.