Isaías 60

1Levanta-te! Brilha! Porque já chegou a tua luz; e a glória do SENHOR já está raiando sobre ti.

2Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão aos povos; porém sobre ti o SENHOR virá raiando, e sua glória será vista sobre ti.

3E as nações virão à tua luz, e os reis ao brilho que raiou a ti.

4Levanta teus olhos ao redor, e vê; todos estes se ajuntaram, [e] vem a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.

5Então verás, e te alegrarás; teu coração palpitará e se encherá de alegria, porque a abundância do mar a ti se voltará, as riquezas das nações a ti chegarão.

6Multidão de camelos te cobrirá; dromedários de Midiã e Efá, todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso, e declararão louvores ao SENHOR.

7Todas as ovelhas de Quedar se ajuntarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa de minha glória.

8Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?

9Pois as ilhas me esperarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, sua prata e seu ouro com eles; para o nome do SENHOR teu Deus, e para o Santo de Israel, porque ele te glorificou.

10E filhos de estrangeiros edificarão teus muros, e seus reis te servirão; porque em minha ira eu te feri, porém em meu favor tive misericórdia de ti.

11E tuas portas estarão continuamente abertas, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas das nações, e seus reis [a ti] sejam trazidos.

12Pois a nação e reino que não te servirem perecerão; e tais nações serão assoladas por completo.

13A glória do Líbano virá a ti, a faia, o pinheiro, e o cipreste juntamente, para ornamentarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar de meus pés.

14Também virão a ti inclinados os filhos dos que te oprimiram, e se prostrarão às pisadas de teus pés todos os que blasfemaram de ti; e te chamarão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.

15Em vez de abandonada e odiada, [de tal modo] que ninguém passava [por ti] ,eu farei de ti uma excelência eterna, alegria de geração após geração.

16E mamarás o leite das nações, e mamarás os peitos dos reis; e saberás que eu sou o SENHOR, teu Salvador e teu Redentor, o Poderoso de Jacó.

17Em vez de bronze trarei ouro, e em vez de ferro trarei prata, e em vez de madeira bronze, e em vez de pedras ferro; e farei pacíficos teus oficiais, e justos aqueles que cobram de ti.

18Nunca mais se ouvirá falar de violência em tua terra; [nem] ruína, nem destruição dentro de tuas fronteiras; em vez disso, a teus muros chamarás Salvação, e a tuas portas Louvor.

19Nunca mais o sol te servirá para luz do dia, nem com [seu] brilho a lua te iluminará; mas o SENHOR será tua luz eterna, e teu Deus o teu ornamento.

20Nunca mais o teu sol irá se por, nem tua lua minguará; porque o SENHOR será tua luz eterna, e os dias de teu luto se acabarão.

21E todos os de teu povo serão justos; para sempre terão posse da terra; serão renovo de minha plantação, obra de minhas mãos, para que eu seja glorificado.

22O menor será mil, e o de menor tamanho será um povo forte; eu, o SENHOR, o farei depressa em seu [devido] tempo.

Comentário

O capítulo 60 do Livro de Isaías é uma poderosa declaração de esperança e transformação. Ele inicia com um convite urgente: 'Levanta-te! Brilha!'. Este chamado não é apenas para um despertar físico, mas para que cada um de nós reconheça a luz divina que já está presente em nossas vidas. Em meio às trevas que cobrem a terra, que simbolizam as dificuldades, a dor e a desesperança, a promessa de Deus é clara: a Sua glória brilhará sobre nós. Esta luz é a presença de Cristo, que veio ao mundo para iluminar nossos corações e nos guiar em meio à escuridão. Ao aceitarmos essa luz, somos chamados a refletir sua glória, atraindo aqueles ao nosso redor para a beleza do amor e da graça de Deus.

Isaías nos oferece uma visão de restauração, onde as nações se reúnem em torno da luz que emana do povo de Deus. As imagens de riquezas e abundância são simbólicas do que significa ser parte do Reino de Deus. Ele transforma o que era abandono e desolação em uma excelência eterna. Assim como a cidade de Sião é exaltada, nós também, quando nos deixamos guiar por Cristo, somos restaurados, e nossas vidas se tornam testemunhos do poder de Deus. A mensagem é clara: não importa quão distante possamos nos sentir, o Senhor é capaz de nos trazer de volta, enchendo-nos de alegria e esperança.

Por fim, a promessa de Isaías se cumpre na eternidade com a presença de Deus como nossa luz. 'Nunca mais o sol te servirá para luz do dia', nos lembra que a verdadeira iluminação vem do Senhor. A vida em Cristo nos oferece não apenas redenção, mas uma nova identidade e propósito. Cada um de nós, como parte deste povo redimido, é chamado a ser um farol de luz, espalhando esperança e amor ao nosso redor. Ao buscarmos a verdade, o que é bom e belo, encontramos a essência da vida que Deus deseja para nós. Que possamos sempre nos levantar e brilhar, refletindo a luz de Cristo em um mundo que tanto precisa dela.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.