Isaías 34

1Vós nações, achegai-vos para ouvir; e vós povos, escutai; que a terra ouça, e tudo quanto ela contém; o mundo, e tudo quanto ele produz.

2Pois a ira do SENHOR [está] sobre todas as nações, e [seu] furor sobre todo os exércitos delas; ele as destruirá, e as entregará à matança.

3E seus mortos serão lançados fora, e de seus corpos sairá seu fedor; e os montes se derreterão com seu sangue.

4E todo o exército do céu se desfará, e os céus se enrolarão como um rolo de pergaminho; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide, como cai [o figo] da figueira.

5Pois minha espada se embebedou no céu; eis que descerá sobre Edom, sobre o povo a quem condenei à destruição, para o julgamento.

6A espada do SENHOR está cheia de sangue, está untada de gordura de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura de rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra dos edomitas.

7E os bois selvagens descerão com eles, e os bezerros com os touros; e a terra deles beberá sangue até se fartar, e seu pó da terra de gordura será untado;

8Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de pagamentos pela briga contra Sião.

9E seus ribeiros se tornarão em piche, e seu solo em enxofre; e sua terra em piche ardente.

10Nem de noite, nem de dia se apagará, para sempre sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; para todo o sempre ninguém passará por ela.

11Mas o pelicano e a coruja tomarão posse dela, a ave selvagem e o corvo nela habitarão; pois[o SENHOR] estenderá sobre ela o cordel da assolação e o prumo da ruína.

12Chamarão ao seus nobres ao reino, porém nenhum haverá ali; e todos os seus príncipes se tornarão coisa nenhuma.

13E em seus palácios crescerão espinhos; urtigas e cardos em suas fortalezas; e será habitação de chacais [e] habitação de avestruzes.

14E os animais do deserto se encontrarão com os lobos, e o bode berrará ao seu companheiro; os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de descanso para si.

15Ali a coruja fará seu ninho e porá [ovos] ,e tirará seus filhotes, e os recolherá debaixo de sua sombra; também ali os abutres se ajuntarão uns com os outros.

16Buscai no livro do SENHOR, e lede; nenhuma destas [criaturas] falhará, nenhuma destas faltará com sua companheira; pois de minha própria boca ele mandou, e seu próprio Espírito as ajuntará.

17Pois ele mesmo lhes deu terreno, e sua mão repartiu para elas com o cordel; para sempre terão posse dela, geração após geração nela habitarão.

Comentário

O capítulo 34 de Isaías traz uma mensagem de juízo e destruição, onde o Senhor manifesta Sua ira não apenas contra as nações, mas também contra a injustiça e a opressão. Este convite à atenção, onde as nações são chamadas a ouvir, reverbera com a urgência de uma convocação divina para a reflexão sobre o estado espiritual da humanidade. O fato de que a terra e tudo que nela habita deve escutar essa proclamação nos lembra da interconexão entre a criação e o Criador, ressaltando que a justiça de Deus não é arbitrária, mas uma resposta ao pecado que contamina o mundo. Ao mesmo tempo, é um chamado à responsabilidade; somos convidados a examinar nossas ações e a maneira como vivemos em relação ao próximo e ao nosso ambiente, refletindo sobre como podemos ser agentes de transformação e esperança em um mundo marcado por dores e injustiças.

A visão de destruição é impressionante e provoca uma reflexão sobre a gravidade do pecado e suas consequências. No entanto, é vital lembrar que a mensagem de Isaías não termina na condenação. Através das Escrituras, vemos que a ira de Deus é sempre proporcional ao Seu amor e desejo de restaurar. Através de Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro, encontramos uma nova esperança que transforma até mesmo as situações mais sombrias em oportunidades para a graça. O sacrifício de Cristo nos oferece redenção e nos convida a viver uma vida de amor e perdão, em vez de vingança. A promessa de que as criaturas da terra encontrarão seu lugar na habitação devastada serve como um lembrete de que, mesmo nas piores circunstâncias, Deus está ao nosso lado, trabalhando para trazer vida onde há morte e esperança onde há desespero.

Finalmente, a exortação de buscar no livro do Senhor e a certeza de que nenhuma de Suas palavras falhará é um convite a mergulhar na Palavra de Deus. Ao estudarmos as Escrituras, somos transformados e encontramos verdades que podem moldar nosso caráter e nossas ações. Na centralidade de Cristo, encontramos não apenas a justiça, mas a compaixão e a graça que nos chamam a amar como Ele amou. Ao vivermos essa verdade, podemos ser luz em meio à escuridão, anunciando a boa nova de um Reino que não é abalado pelas tempestades deste mundo. Que possamos nos deixar guiar pela sabedoria divina, buscando o verdadeiro, o bom e o belo em cada aspecto de nossas vidas.

Publicidade
Publicidade Kids Cristão

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.