Abraão e a Promessa: Encontre o Melhor Lugar Através da Fé e Paciência

O Melhor Lugar Para Você Hoje
Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Você já se perguntou por que você passa por tantas dificuldades na sua vida? Você se sente ansioso por não conseguir resolver todos os seus problemas? Vamos entender como a escravidão do povo hebreu, no Egito, pode nos ajudar a superar a nossa ansiedade diante das coisas que acontecem conosco. Acalme-se e entenda qual é o melhor lugar para você hoje.


Pontos-chave

  • Abraão creu na promessa de Deus, que sua descendência seria inúmera, o que foi creditado como justiça.
  • Mesmo sem saber quando, Abraão esperou com paciência pela realização da promessa de Deus.
  • A fé em Deus e Sua palavra é considerada justiça e essencial para a aliança com Ele.
  • O sofrimento dos hebreus no Egito pode ter protegido-os de uma maldade maior entre os cananeus.
  • Deus guia e protege, posicionando-nos no lugar certo no momento certo para o cumprimento de Seus planos.

O Senhor Aparece a Abraão: A Promessa

Em Gênesis, capítulo 15, O Senhor apareceu a Abraão em uma visão e garantiu que o herdeiro de Abraão seria um filho gerado por ele mesmo, um descendente de sangue. O Senhor também disse que a descendência de Abraão seria tão numerosa quanto as estrelas no céu e que daria a terra onde eles estavam como herança. Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Então Abraão então fez uma oferta, a pedido de Deus, para firmar o trato da posse da terra. Após posicionar as ofertas, ao pôr do sol, Abraão foi tomado de sono profundo e o Senhor lhe apareceu através de trevas densas e apavorantes. Nessa ocasião, Deus explicou a Abraão o que aconteceria com os seus descendentes: que eles iriam para uma terra estrangeira e que seriam escravizados lá por 400 anos. Mas que o próprio Senhor castigaria a nação que os escravizaria, e o povo sairia de lá com grandes riquezas. Ao contrário, Abraão teria uma vida tranquila, e seria recolhido em boa velhice, em paz. O Senhor ainda explicou que os descendentes de Abraão retornariam para a terra dada a ele, após os 400 anos, porque a maldade dos amorreus ainda não havia atingido a medida completa.

Podemos extrair vários ensinamentos desse pequeno e rico texto da Bíblia, mas vamos nos ater a apenas três.


O Tempo da Espera: Acalme-se e Aguarde!

O primeiro ensinamento é que Abraão tinha uma palavra decisiva de Deus com relação ao seu futuro. Ele sabia o que Deus havia prometido, mas não tinha nenhuma indicação sobre quando a promessa se cumpriria. O mesmo acontece muitas vezes conosco e enquanto esperamos a manifestação da promessa do Senhor, podemos ficar impacientes ou frustrados.

Ocorre que quando Deus planta uma semente em nós, a Sua Palavra, a Sua promessa, nós precisamos entrar em um tempo de preparação antes que aquela semente possa dar frutos. Esses períodos de preparação nos capacitam para que possamos lidar com o que quer que seja que Deus tenha prometido nos dar ou fazer por nós.

Enquanto não vemos a Palavra de Deus se cumprir na nossa vida, temos que ter em mente que Ele está trabalhando em nós para que essa promessa se realize. Podemos não ver e não sentir, mas devemos crer que Ele está trabalhando em nós. Portanto, devemos nos acalmar e aguardar. Enquanto aguardamos, devemos continuar a nossa entrega diária a Deus e pedir que o Espírito Santo guie nossas ações para que estejamos sempre dentro do caminho certo para o cumprimento da promessa do Senhor.


A Aliança do Senhor: Tenha Fé!

O segundo ensinamento diz respeito ao versículo 16: “Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi imputado como justiça”. Ao escrever isso, Moisés, o escritor de Gênesis, revela que a nossa justificação diante de Deus é pela fé e não pelas obras. Por ter acreditado na promessa do Senhor de que Ele lhe daria um filho, Abraão satisfez os termos da aliança que Deus firmou com ele.

E hoje funciona da mesma forma: Deus quer fazer uma aliança com cada um de nós: a aliança da vida eterna. Mas, para firmarmos essa aliança com o Senhor, precisamos crer. Crer que Deus é o único Senhor da nossa existência e crer que Ele enviou Jesus, o Deus Filho, para nos redimir de todo o pecado. Essa fé é o que vai ser creditado a nós como justiça diante do Senhor.

O terceiro e último ensinamento, é, na verdade, o foco deste texto.


Por Que Tanto Sofrimento?

O Senhor explicou o futuro a Abraão, que aconteceu muitos anos depois da morte do patriarca. Vamos entender qual futuro é esse.

Jacó, neto de Abraão, após se casar com Lia e Raquel retornou para a terra de seu pai Isaque, a terra dada a Abraão pelo próprio Deus. Nesta Terra, ele viveu com suas mulheres e seus filhos até que veio uma grande seca e eles partiram para o Egito. Lá, encontraram o governador do Egito, que era José, o filho de Jacó que havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos. José e o Faraó da época os receberam muito bem e toda a família se mudou para o Egito, onde viveram por toda a vida. Seus descendentes acabaram se tornando escravos do novo Faraó e ali o povo hebreu foi oprimido por cerca de 400 anos.

Imagino que o povo hebreu, escravizado, tenha se perguntado inúmeras vezes por que motivo Deus havia permitido que eles estivessem nessa condição, sofrendo tanta opressão, longe da terra que era deles por direito.

A explicação para essa pergunta está no versículo 16, em que Deus diz que na quarta geração, os descendentes de Abraão voltariam para a terra deles, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa. Mas o que significa isso?


O Senhor Protege Seu Povo da Maldade: Confie!

Os amorreus eram os povos de Canaã, a terra que foi dada a Abrão como herança. Os cananeus eram povos perversos que faziam rituais pagãos, se utilizavam de violentas atrocidades e praticavam todo tipo de imoralidade.

Analisando esse contexto, penso em duas possibilidades para o motivo de o Senhor ter permitido a escravidão de seu povo, no Egito.

A primeira é que, ao permitir que os hebreus se tornassem escravos no Egito, Deus os estava protegendo da maldade sem limites dos cananeus. Penso que era melhor para os hebreus permanecerem como escravos do Faraó do que serem expostos à perversidade dos cananeus.

Para mim, todo o sofrimento que os hebreus passaram no Egito não chegava nem perto das dores e sofrimento pelos quais eles poderiam ter passado se estivessem em Canaã. No Egito, mesmo como escravos, eles tinham seus rebanhos, suas casas, suas famílias, a comunidade. Não nos esqueçamos de que Deus sempre esteve com eles, cuidando do seu povo.

E em Canaã? Como deveria ser? Conhecem a história de Sodoma e Gomorra? Capítulos 18 e 19 de Gênesis. Por aí podemos imaginar a situação que vinha se desenvolvendo em Canaã.

A segunda possibilidade é que Deus tenha separado o seu povo dos cananeus, perversos, para que a perversidade não os contaminasse. Imagino que, se os hebreus tivessem ficado em contato com os cananeus por tanto tempo, 400 anos, talvez a perversidade os consumisse também e Deus teria que levar o juízo ao seu povo. Talvez fosse difícil encontrar, nesse meio, algum justo para seguir adiante com o plano do povo escolhido.

Essas duas possibilidades apresentadas são minhas especulações e, seja como for, podemos ter a certeza do cuidado de Deus para com o Seu povo.


Enfim, o Cumprimento da Promessa: Agradeça!

Agora entendemos por que os israelitas atacaram os cananeus. Agora sabemos que não foi um ataque sem fundamento. Deus esperou a maldade dos cananeus aumentar, a ponto de não mais ser tolerada, para levar juízo a eles através dos hebreus. Ao mesmo tempo em que a tomada de Canaã significava a realização da promessa de Deus para com a descendência de Abraão, também significava o Seu santo juízo contra os cananeus.


Deus Como o Guia: Esteja Sempre no Melhor Lugar!

Gosto de pensar como Deus foi cuidadoso com Seu povo. E também gosto de pensar que, na época dos acontecimentos, será que houve alguém que pensava que Deus os estava protegendo? Algum dia alguém pensou que ali, no Egito, era exatamente o lugar onde o povo escolhido deveria estar? Que mesmo diante de todas as dificuldades, ali era o melhor lugar para o povo de Deus, naquele momento?

E você… se você segue a Deus fielmente, ouve a voz do Espírito Santo guiando seus caminhos e segue pelos caminhos indicados, você sabe que as dificuldades que você enfrenta hoje são permissão do Senhor e que elas podem ser uma forma de livramento de coisas piores? Você sabe, você crê que o lugar onde você se encontra hoje é exatamente o lugar onde Deus quer que você esteja? Você sabe que esse é o melhor lugar para você hoje?

Creia no controle de Deus sobre a sua vida e descanse o seu coração! Que o Espírito de Deus guie a sua vida para que você esteja no melhor lugar para você hoje!


Artigos Recomendados

Continue sua jornada de descoberta e fortalecimento da fé. Explore mais histórias inspiradoras e lições de esperança em nosso blog. Cada artigo é um passo adiante na compreensão do amor e do plano divino para sua vida. Descubra mais e enriqueça sua fé agora mesmo!

  1. O Filho Pródigo: Identifique-se Como Filho e Remova as Raízes da Carência
  2. O Pecado de Acã e Suas Consequências: O Que Podemos Aprender?
  3. Todos Somos Filhos de Deus?

Carol Alves

Texto por: Carol Alves
“Sou esposa, mãe, dona de casa, empresária e uma filha de Deus que sentiu a necessidade de transbordar o amor que recebo, diariamente, do Pai.

Publicidade
Publicidade

Título do Anúncio

Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *