Colossenses 1
1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2aos santos e fiéis irmãos em Cristo, que estão em Colossos. [Haja] em vós a graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3Agradecemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, sempre orando por vós;
4pois ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor [que tendes] para com todos os santos;
5por causa da esperança que está reservada para vós nos céus. Anteriormente ouvistes dessa esperança pala palavra da verdade do evangelho,
6que já chegou a vós, como também em todo o mundo; e vai frutificando assim como entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade.
7Aprendestes o evangelho por Epafras, nosso amado cooperador, que é um fiel servidor de Cristo em vosso favor.
8Ele também nos declarou o vosso amor no Espírito.
9Por isso também, desde o dia que [o] ouvimos, não paramos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual;
10para que possais andar dignamente [diante] do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
11capacitados em todo fortalecimento, segundo o poder da sua glória, em toda perseverança e paciência com alegria,
12agradecendo ao Pai, que nos capacitou a participar da herança dos santos na luz.
13Ele nos tirou do domínio das trevas, e nos transportou para o reino do seu amado Filho,
14em quem temos a libertação pelo seu sangue: o perdão dos pecados.
15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam domínios, sejam governos, sejam autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas, e nele todas as coisas se mantêm.
18E ele é a cabeça do corpo, da Igreja; ele é o princípio [e] o primogênito dentre os mortos, para que tenha a primazia entre todos.
19Pois foi do agrado [do Pai] que toda a plenitude habitasse nele;
20e, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
21Vós éreis separados [dele] , e inimigos no entendimento, em más obras. Porém agora ele vos reconciliou,
22no seu corpo de carne, pela morte, para vos apresentar diante dele santos, irrepreensíveis e inculpáveis;
23se, de fato, permaneceis fundados e firmes na fé, e não vos afastais da esperança do evangelho que ouvistes, que é pregado a toda criatura que há abaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui feito servidor.
24Agora me alegro nos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o restante das aflições de Cristo, em benefício do seu corpo, que é a Igreja.
25Dela eu fui feito servidor segundo a responsabilidade da parte de Deus que me foi dada para o vosso benefício, a fim de cumprir a palavra de Deus,
26o mistério que estava oculto desde os princípios dos tempos e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos.
27A eles Deus quis fazer que conhecessem as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória.
28Ele é quem anunciamos, advertindo a toda pessoa, e ensinando a toda pessoa, com toda sabedoria; a fim de que apresentemos toda pessoa [como] completa em Cristo Jesus.
29Para isso eu também trabalho, lutando conforme a eficácia dele, que age em mim com poder.
Comentário
O primeiro capítulo de Colossenses apresenta uma rica tapeçaria de fé, esperança e amor que se entrelaçam na vida dos cristãos de Colossos. Paulo, ao escrever esta carta, expressa sua profunda gratidão a Deus pelo testemunho da fé e do amor que os colossenses têm demonstrado. Essa é uma lembrança poderosa de que a verdadeira espiritualidade se manifesta em relacionamentos amorosos e em ações que refletem a luz de Cristo. Como cristãos, somos chamados a viver de forma que a nossa fé produza frutos, não apenas para nosso próprio benefício, mas como um testemunho vibrante do amor de Deus que se estende a todos ao nosso redor. A esperança que nos é reservada nos céus deve nos motivar a agir aqui e agora, com coragem e determinação.
Paulo também faz um pedido profundo: que os colossenses sejam cheios do conhecimento da vontade de Deus, para que possam viver de maneira digna. Isso nos provoca a uma reflexão: como estamos buscando entender a vontade de Deus em nossas vidas? A nossa caminhada cristã deve ser um contínuo crescimento no conhecimento de Deus, que se traduz em ações que glorificam Seu nome. Ao nos lembrarmos que estamos sendo capacitados pelo Seu poder, podemos encarar os desafios da vida com alegria e paciência, sabendo que fazemos parte de um plano maior, um plano de reconciliação que nos transporta das trevas para a luz, do pecado para a graça.
Finalmente, a revelação de que Cristo habita em nós é o coração desta mensagem. O mistério da fé se desdobra em cada um de nós, oferecendo esperança e transformação. Que bela verdade é saber que, em Cristo, somos chamados a ser completos! Isso deve nos inspirar a compartilhar essa esperança com o mundo, anunciando o amor de Deus e fazendo discípulos. Ao olharmos para a cruz, vemos o preço pago por nossa liberdade e a promessa de uma vida nova. Que a nossa vida seja uma resposta a essa graça, refletindo a beleza, a bondade e a verdade que encontramos em Jesus. Ele é a nossa esperança e, através d'Ele, somos convidados a viver com propósito e paixão.
Título do Anúncio
Descrição do anúncio. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.